Pais e filhos no primeiro dia de aula em Curitiba

A volta às aulas nas escolas municipais de Curitiba, que começou na última sexta-feira e vai até amanhã, está sendo especial para os pais de 135 mil estudantes. Numa iniciativa da Prefeitura de Curitiba, os pais são convidados a acompanhar os filhos no primeiro dia de aula, para conhecer as normas da escola e receber orientações para acompanhar a evolução do aprendizado das crianças.

A orientação da Secretaria Municipal da Educação para as escolas é que convidem os pais para apresentar-lhes o local e para passar informações sobre a rotina dos filhos dentro da escola. O convite tanto pode ser feito para o primeiro dia de aula, quanto em outro período. Geralmente a decisão fica por conta da escola, quando esta considerar mais adequado para as partes.

A Prefeitura lembra que ainda há vagas nas escolas municipais. Para o ingresso do estudante é preciso que os pais ou um responsável procurem a escola mais perto de casa ou o núcleo regional de educação nas Ruas da Cidadania. São necessárias a certidão de nascimento da criança, original e fotocópia, e a conta de luz, como comprovante de endereço. Também podem ser matriculados os estudantes de outras séries, transferidos de outras escolas. Nestes casos, é necessária, também, a apresentação da declaração de matrícula da escola anterior.

Particulares

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Nas particulares, reencontro.

O dia de ontem também foi de bastante ansiedade e falação em escolas particulares de Curitiba e região metropolitana. Diversas instituições deram início ao ano letivo e criaram programações especiais para dar as boas-vindas a seus alunos. No Colégio Martinus, localizado na região central da capital, o clima era de festa. Crianças e adolescentes se reencontravam e, de forma animada, contavam uns para os outros tudo o que fizeram no período de férias. ?O primeiro dia de aula é bastante agitado, mas também muito feliz. Os estudantes se mostram ansiosos para saber sobre mudanças e contar suas próprias novidades?, diz Neila Mara Andretta Rech, diretora educacional do Martinus. O colégio tem 500 estudantes de educação infantil ao terceiro ano do ensino médio.

Na escola Stella Maris, localizada no bairro Juvevê, o clima não era muito diferente. Para espantar o sono e ao mesmo tempo combater a ansiedade dos estudantes, a instituição promoveu uma série de dinâmicas de grupo. ?As dinâmicas são muito boas, pois faz com que os alunos acordem e interajam uns com os outros. Também contribuem para que os novos alunos conhecem os que já são da casa?, afirma a secretária geral Marieta Luna.

Para facilitar a adaptação de crianças pequenas à escola, que tem 620 alunos do maternal à oitava série do ensino fundamental, a Stella Maris também realizou atividades especiais. No primeiro dia, os pais puderam acompanhar os filhos até as salas de aula e conhecer os professores. ?Isso ajuda para que os pais se sintam seguros e saibam que suas crianças vão ficar bem no ambiente escolar.?

Blitz educativa no retorno das aulas

A Prefeitura de Curitiba fará blitze educativas de trânsito de volta às aulas em várias escolas municipais, estaduais e particulares, em cada uma das nove administrações regionais da cidade, a partir de hoje. O objetivo da ação é reforçar o trabalho de conscientização dos pais de alunos e motoristas que trafegam nas proximidades de escolas, sobre segurança no trânsito e transporte seguro de crianças. Os agentes da Diretran vão distribuir panfletos e adesivos educativos. ?O objetivo das blitze nas escolas não é multar. Nossa missão é relembrar aos motoristas aquelas lições básicas de respeito e segurança no trânsito, que às vezes são esquecidas na pressa do dia-a-dia?, afirma a coordenadora de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro.

A Diretran também deu início, na semana passada, à Operação Escola em 169 unidades municipais e em 54 particulares. O trabalho consiste na organização do trânsito para o embarque e desembarque de alunos nos horários de entrada e saída das aulas.

Trânsito fica mais movimentado na capital

O dia foi de bastante ansiedade e falação e ao mesmo tempo de muita preguiça, ontem, em escolas particulares de Curitiba e região metropolitana. Diversas instituições deram início ao ano letivo e criaram programações especiais para dar as boas-vindas a seus alunos.

Em função do início da volta às aulas, quem saiu ontem de carro já sentiu o trânsito mais movimentado em Curitiba. Segundo a Diretran, a cidade tem uma frota de um milhão de veículos, sendo 333 mil circulantes. No período de férias, há uma redução de 20% a 30% no número de carros nas ruas.

No Colégio Martinus, localizado na região central da capital, o clima era de festa. Crianças e adolescentes se reencontravam e, de forma animada, contavam uns para os outros tudo o que fizeram no período de férias.

?O primeiro dia de aula é bastante agitado, mas também muito feliz. Os estudantes se mostram ansiosos para saber sobre mudanças e contar suas próprias novidades. Hoje (ontem), eles foram recepcionados pelos professores no pátio do colégio e, no momento do recreio, puderam dançar e se divertir com a apresentação de uma banda de ex-alunos do ensino médio?, contou a diretora educacional do Martinus, que tem quinhentos estudantes de educação infantil ao terceiro ano do ensino médio, Neila Mara Andretta Rech.

Na escola Stella Maris, localizada no bairro Juvevê, também em Curitiba, o clima não era muito diferente. Para espantar o sono e ao mesmo tempo combater a ansiedade dos estudantes, a instituição promoveu uma série de dinâmicas de grupo. ?As dinâmicas são muito boas, pois fazem com que os alunos acordem e interajam uns com os outros. Também contribuem para os novos alunos conhecerem os que já são da casa?, afirmou a secretária-geral, Marieta Luna.

Voltar ao topo