Oficinas ficam lotadas depois do feriado

O dia seguinte ao feriado de Natal foi de muito movimento nas oficinas mecânicas de Curitiba. A falta de manutenção preventiva foi o principal motivo que fez aumentar em cerca de 40% a busca por serviços na manhã de ontem. E essa demanda surpreendeu até os funcionários dos centros automotivos. Clientes que não agendaram o serviço tiveram que esperar pelo atendimento.  

O médico Elzio Teixeira Machado foi até a oficina para trocar o sensor da temperatura do carro e ficou impressionado com o movimento. ?Não esperava encontrar esse movimento?, ressaltou. O gerente comercial da Bonzão Auto Center, Alex de Oliveira, afirmou que a expectativa era de que muitas pessoas emendassem os feriados de Natal e Ano Novo, e não contava com a grande procura. Segundo ele, grande parte dos clientes trouxe o carro com problemas de balanceamento, geometria, freios e pneus, que são itens fundamentais para a segurança do veículo, e que poderiam ser evitados com uma revisão antecipada.

Já na Auto-Elétrica Miyake teve cliente que, ao identificar o problema, deixou o carro na oficina e viajou de ônibus. ?Dois clientes que estavam passando por Curitiba e tiveram pane, estacionaram o carro e só voltam hoje ou amanhã para buscar?, disse o eletricista de automóveis Marcos dos Santos Carvalho. Ele acrescentou que, na grande maioria dos casos, os defeitos surgiram pela ausência de manutenção. ?Muita gente não faz revisão e espera o problema aparecer para trazer o carro na oficina?, comentou.

E para evitar que isso aconteça, o proprietário da Ançay Bosch Car Service, José Cláudio Ançay Júnior, implantou um sistema informatizado que avisa o proprietário quando uma peça precisa ser substituída ou algum item necessita de revisão. ?Através do cadastro do cliente e os serviços feitos no veículo, o sistema faz a média da quilometragem e envia um e-mail avisando que está na hora da troca?, explicou. Se dentro de um mês o cliente não aparece na oficina, ele recebe um novo e-mail e um contato via telefone. Segundo Cláudio, 10% dos clientes comparecem no primeiro aviso, e 30% depois da ligação telefônica. ?O restante só vem mesmo quando o problema aparece?, disse.

Isso acontece porque poucas pessoas têm consciência da necessidade da prevenção. O grande perigo, alerta o especialista, é que algumas peças não dão qualquer indicativo que estão com defeito ou vencidas e o motorista só descobre na hora da pane ou acidente.

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