Núcleo do Consumidor fiscaliza comércio da Expo 2008

Fiscais do Núcleo de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina estarão visitando os estandes da 48ª Exposição Agropecuária com o objetivo de verificar se a lei da precificação está sendo cumprida pelos comerciantes.

De acordo com a assessora jurídica do Procon, Rejane Tavares Aragão, o Procon tem recebido várias reclamações relativas à falta de informações dos preços, bem como os altos valores cobrados, principalmente, pelos alimentos. "Nossos fiscais estarão autuando todos os estabelecimentos comercias que não tiverem os preços expostos de forma legível para que o consumidor tenha consciência de quanto está gastando", informou a assessora.

Ainda segundo Rejane Tavares, todos os locais de comercialização de produtos, seja alimentos, carros, máquinas agrícolas, vestuários, entre outros, devem receber a fiscalização que vai acontecer até a próxima sexta-feira (11). A multa para quem descumprir a lei varia de R$ 232,00 até R$ 400 mil. "Isso vai depender da receita bruta de cada empresa", explicou.

Com relação aos valores cobrados, a assessora informou que cabe ao Procon orientar os consumidores para que não pagarem valores abusivos. "Temos informações de que alguns produtos custam até 200% a mais que o valor normal de mercado. Neste caso vale a pena pesquisar em outras barracas, antes de comprar", alertou Rejane Tavares.

Voltar ao topo