Núcleo da Federal discute os problemas de Matinhos

Os problemas existentes em Matinhos, no litoral sul do Estado, serão discutidos amanhã, em reunião realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A entidade prevê a elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado para o local.

Moradores de Matinhos que vivem do turismo ? como pescadores, donos de pousadas e restaurantes ? estão se queixando que o movimento no município vem caindo gradativamente no decorrer dos últimos anos. O fato é atribuído a problemas como insegurança, alto valor do IPTU, cobrança de pedágio e ressacas. “Tudo isso fez com que os turistas se afastassem e a qualidade de vida dos moradores diminuísse visivelmente”, afirma o presidente da Associação de Moradores dos Balneários Flamingo e Riviera, Florêncio de Oliveira Filho.

Ele defende a suspensão do pedágio ou a redução do valor da tarifa, que considera abusiva. “O município tem praias lindíssimas e grandes atrações, mas acaba saindo muito caro fazer turismo na região”, afirma. “O pedágio melhorou as condições das estradas, mas acabou fazendo com que as pessoas se desmotivassem em descer a serra.”

O valor do IPTU também é considerado por Florêncio e outros proprietários de terrenos em Matinhos como exagerado. “No passado, as pessoas se motivavam a construir ou adquirir propriedades na cidade”, lembra. “Hoje, quem tem quer vender, mas não consegue achar comprador.” Com isso, segundo ele, as pessoas preferem desfrutar do litoral catarinense e deixar as praias do Paraná de lado.

Insegurança

Outro fator que afugenta turistas e proprietários é a insegurança. Freqüentemente, tem-se notícias de casas que foram invadidas e carros que foram levados por assaltantes. Algumas pessoas chegam a dizer que, como ocorre em grandes cidades, em Matinhos dá medo de caminhar pelas ruas durante a noite. “Diante disso, os proprietários, que normalmente só passam o verão no município, acabam concluindo que ter casa na praia gera mais insatisfações e trabalho do que alegrias”, pondera Florêncio.

Todas as queixas apresentadas durante a reunião serão registradas e estudadas por técnicos envolvidos com o Nimad. O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado deve contar com a cooperação do governo estadual, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Programa Pró-Atlântica. (CV)

Serviço:

Reunião do Nimad. Quando: amanhã. Horário: às 14h. Onde: no auditório Azul, do campus Jardim Botânico da UFPR, em Curitiba.

Voltar ao topo