Novo terminal para Fazenda Rio Grande

A cidade de Fazenda Rio Grande será uma das três primeiras da Região Metropolitana de Curitiba a ganhar um novo terminal de transporte coletivo integrado. As obras devem ser iniciadas até o começo de maio e, quando concluídas, deverão atender o fluxo de aproximadamente 40 mil pessoas que diariamente utilizam as 16 linhas da cidade.

O terminal atual funciona em um prédio particular no centro do município. Ele já não atende a grande demanda de passageiros. Segundo a gerência municipal, um terreno de 15 mil metros quadrados foi licitado para a construção do novo terminal. Ao todo, funcionarão 24 plataformas no local e todo o projeto será revisado pela Coordenação da Região Metropolitana (Comec), órgão da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Região Metropolitano, antes de se iniciarem as obras.

De acordo com Valter Fanini, coordenador das atividades da Comec, o terminal de Fazenda Rio Grande é apenas o primeiro de todos os projetos que estão em andamento na Região Metropolitana. Cada município terá a construção ou ampliação do terminal, conforme o número de passageiros que movimentam o local. ?Desde 2001 estamos estudando essa implantação, não somente em Fazenda Rio Grande, mas nos demais municípios da Região Metropolitana. E essas manobras são apenas o começo para o desenvolvimento das cidades. Todas elas são proprietárias dos terrenos onde serão realizadas as modificações operacionais. Na realidade, todos os projetos estão caminhando paralelamente?, explica. ?Em Fazenda Rio Grande, o estudo do terreno onde será construído o terminal já está adiantado, mas as cidades estão caminhando para o mesmo lado, ou seja, a modernização do sistema de transporte na região?, completa.

Desativação

O atual terminal de Fazenda Rio Grande deve ser desativado no início do segundo semestre deste ano. Logo após a construção do novo terminal, o prédio particular será transformado em uma mini-rodoviária.

Segundo o gerente municipal, Caio Szadkoski, outra proposta da Prefeitura de Fazenda Rio Grande será encaminhada a Comec. ?Estamos tentando a liberação de dinheiro para que seja feita uma ligação da maioria das 16 linhas que deverão sair do novo terminal. Com a nova localização, queremos sair da rota da rodovia, que é motivo de preocupação dos passageiros, e circular pela Avenida Brasil e Rua Nicola Pelanda, chegando em Curitiba pelo bairro Umbará. É mais seguro para todos. Assim podemos fugir do grande movimento da rodovia?, diz Caio.

Voltar ao topo