Instituto Municipal do Turismo

Natal deve elevar o turismo em Curitiba

A programação natalina de Curitiba deve presentear o comércio, a rede hoteleira, entre outros setores relacionados ao turismo, antecipadamente. É o que prevê o Instituto Municipal do Turismo, que estima um aumento de 16,6% no número de visitantes na capital por conta dos eventos marcados até o final do ano, em especial, o Natal Luz do Palácio Avenida. Em números, serão mais de 350 mil turistas vindos de diversos cantos do País para conhecer ou rever Curitiba no Natal.

Mesmo sem a programação de Natal, o ano de 2010 foi brindado por diversas ações que culminaram em mais turistas pela cidade durante todo o ano. “Continuamos investindo na promoção da cidades, mas acima de tudo nos esforçamos para desenvolver uma programação cultural intensa de modo a tornar a cidade mais atrativa”, destaca a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika.

O foco no cidadão levou o instituto a desenvolver uma marca com forte apelo passional – o Curta Curitiba -, que é uma síntese dos objetivos da série de ações do poder público em relação à cidade. “A ideia é fazer com que o próprio cidadão curitibano venha a ser promotor de Curitiba”, observa Juliana.

A expectativa de crescimento confirma a eficiência dessas ações. Enquanto na comparação ano a ano, os anos de 2007 e 2008 tiveram aumento na taxa de turistas da ordem de 4%, agora, a expectativa de crescimento para o ano de 2010 é de 10%. “Com a vantagem de que parte desse aumento está ocorrendo por conta do chamado turismo de lazer”, aponta Juliana.

Em 2009, aproximadamente 300 mil turistas prestigiaram as atrações do Natal. Segundo o Instituto, a maioria dos visitantes veio de outras cidades do próprio Estado (35%), seguido por moradores de São Paulo (20%) e de Santa Catarina (16%).

Os visitantes gastaram em média R$ 202,36 por dia na cidade, incluindo gastos com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O tempo de permanência está em 4,7 dias.

Mas a rede hoteleira não está faturando apenas com a hospedagem. O Hotel Plaza, em frente ao Palácio Avenida, há anos disponibiliza alguns quartos para ofertar como camarotes do público que vem contemplar as apresentações do Natal Luz.

“Basta a primeira apresentação para lotar todos os quartos disponibilizados”, conta o recepcionista Joel Gomes Camargo. Neste ano, dos 54 apartamentos, 16 vão abrigar espectadores do Natal Luz, sendo que oito já estão reservados para uma empresa e os demais ainda estão vagos.

O preço vai de R$ 70 para uma pessoa a R$ 560 (camarote para 15 pessoas). Também há quartos maiores com capacidade para 30 pessoas que custam R$ 1.120. “Os camarotes maiores são os quartos com melhor visão do espetáculo”, recomenda Camargo.

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