Mutirão recolhe lixo das margens de Piraquara I

Estudantes, escoteiros, montanhistas, integrantes de organizações não governamentais e moradores de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, deixaram a preguiça de lado e acordaram cedo ontem para participar do II Encontro em Defesa dos Mananciais, promovido pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Durante a manhã e parte da tarde, em Piraquara, eles participaram de um mutirão de coleta de lixo realizado nas margens da Represa de Piraquara I, do rio Cayuguava. Divididas em cinco equipes, cerca de cem pessoas participaram da iniciativa, realizada ao longo de aproximadamente oito quilômetros do rio.

?Piraquara é o município da região metropolitana de Curitiba mais rico em mananciais, possuindo 1.116 nascentes e três represas: Iraí, Piraquara I e II, cuja barragem deve ser finalizada no próximo ano. Por isso, toda população tem grande responsabilidade na proteção e conservação dos rios?, disse o secretário municipal de Meio Ambiente de Piraquara, Gilmar Zachi Clavisso.

Segundo a bióloga e gestora em educação sócio-ambiental da Sanepar, Ana Cristina Rêgo Barros, das margens do rio foram retirados plásticos, latas, garrafas, embalagens de alimentos, entre outros produtos acumulados ao longo dos anos em função das atividades de pesca que antigamente eram realizadas na da represa. ?Desde 2005, existe um decreto estadual que proíbe a pesca nas represas que tenham como finalidade o abastecimento público. Por isso, o lixo que estamos retirando já estava acumulado há muitos anos sob a água?, afirmou.

Todo material reciclável recolhido foi separado em tambores e sacolas plásticas com o objetivo de ser reaproveitado para comercialização por parte de carrinheiros. O trabalho de coleta foi facilitado pela baixa do nível da água da represa, que em função da estiagem estava seis metros abaixo do normal. A Represa do Piraquara I é responsável por 25% da água consumida em Curitiba e região metropolitana. Hoje, ainda como parte do encontro, será realizado um curso de prevenção de incêndios florestais, envolvendo aulas teóricas e práticas.

Chuvas

As chuvas previstas para este fim de semana pelo Instituto Tecnológico Simepar começaram a cair durante a madrugada de ontem no oeste do Estado, avançando para o sudoeste, noroeste e norte pela manhã. No leste, a chuva chegou no início da tarde, com fortes pancadas em Curitiba e Região Metropolitana entre 12h e 13h. Somente neste período, foram registrados 4 milímetros (mm) de precipitação na região.

A expectativa do Simepar é que, até hoje à noite, chova pelo menos 20 mm na região de Curitiba, de forma mais fraca e contínua. Se esses índices se confirmarem, a Sanepar pode continuar com o racionamento de água interrompido por mais tempo.

As pancadas mais fortes ontem foram registradas no oeste e norte do Paraná. Em Foz do Iguaçu, a chuva intensa e rápida (cerca de meia hora) durante a manhã veio acompanhada de fortes rajadas de vento. Nos arredores da cidade, rios transbordaram e causaram pequenas inundações. No centro, o trânsito ficou lento. Mesmo assim, nenhuma ocorrência foi registrada pela Polícia Militar local. Na Defesa Civil do Estado, também não houve registro de danos causados pela chuva.

Voltar ao topo