Mundial de futebol movimenta o mercado de engenharia civil

A Copa do Mundo de 2014 no Brasil movimenta o mercado da construção civil com novas construções de edifícios e hotéis para atender aos turistas que estarão no País durante os jogos. O vice-presidente administrativo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), Euclésio Finatti, informa que o setor cresceu 5% no último ano. “Parte disso tem a ver com as obras da Copa do Mundo. Além disso, há incremento muito grande por causa das linhas de créditos nacionais do ramo da construção, principalmente na área popular que tem aumentado bastante”, avaliou. Com o mundial, a engenharia naval e hídrica também deverá ter aquecimento para a melhoria da infraestrutura de portos, ferrovias e estradas.

 

Já a procura por engenheiros de petróleo é muito grande. Esses profissionais trabalham na descoberta de poços e jazidas e em projetos de exploração, produção e comercialização de petróleo. No Brasil, a produção é cada vez mais requisitada, inclusive depois da descoberta do pré-sal. “Esta é uma área em crescimento e apresenta ótimas possibilidades aos profissionais. É uma das áreas que melhor paga e tem atraído muitos profissionais à especialização”, aponta Ulisses Kaniak, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR).

 

Boa remuneração

O sindicalista comenta que outras áreas da engenharia também estão em alta. São os casos da mineração e naval. “Nesses dois setores temos boas remunerações e ótimos desempenhos nos últimos anos. São áreas que se tornam atrativas para os profissionais recém-formados”, conclui Kaniak.