Mulheres à frente de coleção de carros

Coleção de carro é coisa para homem, certo? Errado, pois um grupo de mulheres está provando o contrário. "Não existe mais preconceito nesse meio. É normal mulher ser dona de veículos antigos", afirma a presidente do Clube Feminino Elas de Veículos Antigos e Especiais do Paraná, Glenys Bessler. Cansadas de apenas acompanhar os maridos, grandes colecionadores de carros no Estado, ela e a vice presidente do Clube, Mirian Buzo, fundaram o Elas há dois anos. Começaram timidamente e hoje já contam com 60 sócias.

Diferente dos homens, o principal interesse das fundadoras foi democratizar o acesso às exposições. "Colecionar carros é uma paixão cara. Por aqui só se fala em dólar e a maioria das peças tem que vir dos Estados Unidos", diz Bessler. Por conta disso, criaram seu próprio encontro, onde o acesso do público é através da doação de alimentos, todos destinados a entidades beneficentes. "No ano passado conseguimos juntar 1,5 tonelada". No encontro deste ano, que começou ontem e vai até hoje, Bessler quer superar essa marca. "O que queremos é que as pessoas que normalmente não têm a chance de ver de perto essas máquinas possam vir e trazer seus filhos". Além da exposição, acontece no mesmo espaço um mercado das pulgas com peças raras.

No evento, os expositores também se inscrevem doando alimentos. "O apoio vem todo do clube do bolinha, ou seja, dos homens. Eles cedem material promocional, camisetas, apoio financeiro e ainda comparecem aos montes", conta a presidente. No ano passado o encontro juntou 150 aficionados em carros. Dessa vez Bessler espera pelo menos 230 expositores. Ela mesma, dona de um MP Lafer 1974, está expondo sua preciosidade. "Ano que vem espero já ter terminado um outro Lafer que estou restaurando. Mas aquele vou pintar de cor-de-rosa, para mostrar o lado feminino", conta orgulhosa.

Serviço: 2.º Encontro do Clube Feminino de Veículos Antigos e Especiais do Paraná Local: Shopping Estação, no estacionamento do 6.º piso. Avenida Sete de Setembro, 2775. Rebouças. Horário: das 10h às 22h. Ingresso: Visitantes 1 quilo de alimento não-perecível. Para expositores são cobrados 3 quilos. Informações: (41) 3335-6893.

Voltar ao topo