Impasse

Mudança traz prejuízos e cria confusão em Pinhais

A mudança no nome de parte da Rua Mandaguaçu, em Pinhais, está causando a maior confusão entre moradores e comerciantes. Eles dizem que terão prejuízos para alterar documentos e dificuldades com as correspondências. O pedido de troca foi feito pela associação de moradores do bairro, por causa de problemas na numeração, e com os Correios, por ser área de invasão.

Cleide Maria Geniak tem uma padaria na rua há 15 anos e não gostou nada de saber da alteração do nome. “Vai ter que mudar toda a correspondência, a documentação”, comenta. Dona de lanchonete no local, Maria Elenir Marcelino também é contrária à mudança. “Piora até o comércio, porque o povo conhece por Rua Mandaguaçu”, destaca.

Vilso Roberto Cardoso é proprietário de minimercado na rua e também está indignado. Ele reclama que não tem recebido correspondências, mas não acha que a troca de nome seja a solução e acredita que terá perdas. “A gente vai ter prejuízo, porque precisa ver com a Junta Comercial, CNPJ, PIS, toda essa parafernália”, lamenta.  

Única solução

De acordo com a presidente da Associação de Moradores Nova União de Pinhais, Vilma Teodoro Camillo, há 20 anos uma imobiliária vendeu lotes no trecho da Rua Mandaguaçu que vai até a Rua Alto Paraná, mas a área não era legalizada. “Há um ano, o Correio parou de entregar as correspondências e os moradores vieram me procurar”, diz.

Vilma conta que procurou Correios, prefeitura e os moradores, e a saída encontrada pelo poder público foi mudar o nome da rua. “Então nós, da associação, sugerimos o nome Carlos Cândido de Oliveira, um morador falecido que nos ajudou muito”, ressalta. Ela afirma que o rebuliço entre os moradores é causado por falta de entendimento. “Se tem que mudar para legalizar, vai causar transtornos agora, mas tem que ser feito”, avalia.

Projeto aprovado na Câmara

O vereador Tavinho (PT) é o autor do projeto que dá o novo nome à rua, a pedido da associação. Ele diz que não há mudança, pois a via ainda não tinha nome. “Não existia rua ali, eles que abriram. Não dá para ser Rua Mandaguaçu, porque a numeração não bate”, explica. O vereador afirma que irá disponibilizar aos comerciantes o serviço de contador sem custo de honorários, para que regularizem a situação. De acordo com o parlamentar, o projeto do novo nome da rua foi aprovado e deve ser sancionado pelo prefeito nos próximos dias.

Voltar ao topo