MST acampa no prédio do Incra em Curitiba

Quase 300 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) chegaram ontem pela manhã em Curitiba, e ocuparam a frente da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Elas fazem parte do assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, região oeste do Paraná, e vieram para reivindicar uma licença ambiental para a execução de um plano de manejo dentro do assentamento e obras de infra-estrutura no local.

Os integrantes do MST bloquearam o trânsito em frente ao órgão, na Rua Dr. Faivre, entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava, no centro da cidade. No fim da tarde, o trânsito estava funcionando em meia pista.

Representantes do movimento foram recebidos pela superintendente do Incra no Paraná, Cláudia Sonda, e por Luasses Santos, ouvidor agrário. A reunião não deu muito ânimo ao MST, que reclamou da falta de respostas concretas do Incra. Para hoje, está marcada uma nova audiência, às 10h, entre integrantes do MST e o Incra. ?Se a reunião de hoje for satisfatória e trouxer soluções, podemos avaliar a possibilidade de sair daqui. Mas vamos nos manter organizados. Viemos para ficar o tempo que for necessário?, avisou Claudelei Torrente Lima, assentado e integrante da coordenação do MST.

No Celso Furtado estão assentadas 976 famílias que querem a concessão de licença ambiental pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para o plano de manejo, que foi um acordo entre o Incra e o Ministério Público Federal (MPF). ?Temos outras 380 famílias em área de reflorestamento impossibilitadas de plantar, há mais de três anos. Elas não podem cortar nem uma árvore para construir suas casas. Teve uma proposta do Incra no fim do não passado para um plano de manejo, mas até agora não saiu do papel. É o que mais nos indigna?, disse Lima. Outra reivindicação é a licença do IAP para obras de infra-estrutura, como a rede de energia elétrica.

O Incra respondeu que vai trabalhar ?dentro do possível? nas reivindicações do MST, seguindo a legislação e em conjunto com IAP e MPF. Em relação à recuperação e abertura de estradas, o Incra firmou convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e, no momento, está sendo executada a topografia do terreno.

Seminário

Ontem teve início o 3.º Seminário Nacional das Escolas Itinerantes dos Acampamentos do MST em Faxinal do Céu, região central do Paraná. Até a próxima sexta-feira, o evento deve reunir 450 educadores das escolas itinerantes e lideranças do MST de vários estados para discutir práticas curriculares e de ensino nas escolas por meio de oficinas pedagógicas.

Voltar ao topo