MP-PR será premiado em Cannes, na França

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) receberá, no próximo dia 28, em Cannes, na França, o prêmio As Luzes da Água. A premiação será feita durante o 9.º Simpósio Internacional da Água. O reconhecimento se deve à organização do Grupo de Gestão Compartilhada por Bacia Hidrográfica (Gecombah), parte da Rede Internacional de Gestão de Conflitos Ambientais (Rigca).

Os trabalhos foram criados pela promotora Luciana Ribeiro Lepri Moreira e pelo professor Harrysson Luiz da Silva, diretor do Instituto de Geração de Tecnologias do Conhecimento (Igetecon). De acordo com informações do Ministério Público, a promotora propôs a criação, dentro do Ministério Público, de promotorias por Bacia Hidrográfica, como forma de gestão, através da implantação de planejamento institucional. Essa nova forma de gestão visa agilizar e uniformizar os procedimentos dos promotores de justiça na área ambiental.

Segundo a promotora, ?a proposta foi aceita pelo MP-PR, que criou 12 promotorias por bacia hidrográfica, em 2005. O Paraná, então, seguiu a proposta e também dividiu a atuação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e de todos os órgãos ambientais subordinados a ela, em doze regiões hidrográficas?.

Além do Ministério Público, estão envolvidos no projeto, de atuação na Tríplice Fronteira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Emater, Itaipu Binacional, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, programas Paraná Biodiversidade e Paraguai Biodiversidade (do Banco Mundial), Ministério Público do Paraguai, Ministério do Meio Ambiente do Paraguai e Ministério do Meio Ambiente da Província de Misiones, na Argentina. 

Voltar ao topo