Feriado

Movimento nas estradas rumo ao litoral é intenso

Apesar do mau tempo que predomina em todo o Paraná desde o início da semana, muitos viajantes devem aproveitar o feriado de Nossa Senhora de Aparecida e pegar a estrada a partir desta sexta-feira.

Desde o início da tarde, milhares de motoristas pegaram as estradas que ligam ao litoral do Estado e a Santa Catarina. Segundo o site da concessionária Ecovia, responsável pelo trecho da BR-277, que liga a capital paranaense ao litoral do estado, o fluxo na BR-277 é de quase mil veículos por hora. Espera-se que 90 mil veículos passem pela 277 até segunda-feira.

Segundo a PRF, o aumento no fluxo de veículos ocorre desde as 14 horas, mas no momento o fluxo é de três mil veículos por hora, o que é considerado muito acima do normal.

O chefe de comunicação da PRF, Fabiano Moreno, diz que a expectativa é de grande movimento e a fiscalização será reforçada. “Teremos três radares na BR-376 para coibir a alta velocidade”, disse.

O inspetor dá a dica para que a viagem seja tranqüila. “Tem que ter calma no trânsito. O problema é que quase todos os viajantes deixarão para voltar segunda a tarde e é preciso paciência”.

Segundo ele, quando a pista está livre é que ocorrem os acidentes mais graves. “Quando não há ninguém pela frente o motorista corre mesmo e aumenta o risco de acidentes”, finalizou.

Segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar, o tempo deverá estar nublado e a chuva fina deve predominar, principalmente no litoral do Paraná. A PRE terá reforço durante o feriado e a atenção estará voltada às infrações de excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas.

Veículos de grande porte

A PRF vai restringir o trânsito de veículos com excesso de largura, comprimento ou altura. Com a medida, nos horários de maior movimento, a ausência desses veículos de grande porte vai melhorar a trafegabilidade e diminuir os riscos de acidentes graves envolvendo carros de passeio.

O motorista flagrado desrespeitando a restrição será enquadrado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 85,14, quatro pontos na carteira, mais a retenção até o término do período de proibição.