Motoristas procuram oficinas antes de viajar

Cerca de 15 veículos sofrem panes mecânicas por dia na BR-277, rodovia que liga Curitiba ao litoral paranaense, segundo dados da Ecovia (concessionária que administra o trecho). Somente em novembro e dezembro, a concessionária atendeu ao menos 630 motoristas com esse tipo de problema. Na tentativa de evitar situações como essas, os motoristas prudentes procuram com mais freqüência as oficinas mecânicas nesta época de feriados prolongados. Em Curitiba, algumas oficinas registram aumento de até 50% no movimento no mês de dezembro, porém outras não têm a mesma sorte: segundo alguns proprietários desses estabelecimentos, a falta de dinheiro está afetando até mesmo a segurança de quem dirige.

Sidney Seidel, proprietário de uma oficina mecânica em Curitiba, afirma que este mês de dezembro está deixando a desejar, se comparado com outros anos. ?O pessoal está reclamando muito de falta de dinheiro. No ano passado, o movimento de novembro e dezembro foi fora do normal. Este ano está parado?, conta. Já a oficina de Nivaldo Phillipps Júnior está lucrando. Segundo ele, houve aumento de 50% na procura por conserto de veículos em dezembro. Para ele, os motoristas estão cada vez mais prudentes. ?No final do ano nós temos mais lucro do que na época de Carnaval, por exemplo, pois são as primeiras viagens que as pessoas fazem. Aí em fevereiro o carro ainda está em dia.?

Para o mecânico Luís Carlos Rauscher, é nesta época que as oficinas faturam mais, pois os motoristas têm que procurar pelos serviços mais caros, como as revisões nos veículos, por exemplo. Mas o mecânico admite que os anos anteriores foram melhores. ?Tenho esperança que até o dia 15 de janeiro a procura vai aumentar. Está parecendo que as pessoas estão sem dinheiro mesmo.?

Cuidados

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes ocorridos nas estradas por conta de problemas mecânicos em veículos é pequeno. A policial Dilcléia Tartaia dia que a imprudência, como o excesso de velocidade, ainda é a grande causadora das tragédias. Mas ela orienta para não se descuidar da mecânica do carro, pois um veículo em bom estado é sinônimo de segurança. Segundo ela, os problemas que mais aparecem nas estradas são desgastes de freios, pneus em mau estado e equipamentos de sinalização inadequada (como lâmpadas queimadas ou desreguladas). ?Um problema simples no carro pode causar acidentes graves. Uma luz de freio que não funciona, por exemplo, atrapalha o motorista que está atrás. É preciso fazer uma revisão completa antes de ir viajar?, recomenda.

Voltar ao topo