Motoristas curitibanos criticam novos pardais

Os dois novos radares fotográficos instalados na Avenida Comendador Franco, mais conhecida como Avenida das Torres, não agradaram a população que costuma utilizar a via. Os pardais, que entram em operação na próxima segunda-feira, ficam próximos à antiga Curva do Tomate e à Rua Eduardo Piechnik, no Uberaba.

O limite máximo estabelecido pelos equipamentos é de 70 km/h. Como a margem de tolerância é de 7 km/h, os motoristas são multados a partir de 78 km/h.

O administrador Éverson Pereira Silva contou que usa sempre a avenida. Ele é favorável à existência dos pardais, mas não concorda com o limite de velocidade. “Deveria ser 80 km/h”, sugere. “O motorista vem correndo e só diminui perto do radar. Ninguém anda a 70 km/h aqui na Avenida das Torres.”

A estudante Caroline Rocha, de 21 anos, disse que não concorda com os radares não apenas na Avenida das Torres, mas em toda cidade. “Não melhorou nada o trânsito com os pardais”, critica. “Aqui neste trecho é desnecessário, ainda mais porquê há sinaleiro.”

O motocilcista Gélton Marins da Silva usa diariamente a avenida. Ele também ficou descontente com os novos aparelhos. “É uma indústria do roubo”, queixou-se, acusando os centros de formação de condutores (auto-escolas) de não formar bons motoristas. “Eles ensinam o cidadão a enganar o Detran e passar no teste, não a dirigir com segurança e responsabilidade.”

Os novos pardais já estão funcionando, mas sem emitir multa ainda. Atualmente 1,5% dos motoristas que passam pelos dois radares ultrapassam a velocidade permitida. Antes da instalação dos equipamentos este percentual era de 37%.

Em Curitiba existem 59 pontos com radares.

Voltar ao topo