Mortes em acidentes com motos cresceu 47%

Imprudência, excesso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito têm sido os principais fatores para o aumento das vítimas de acidentes com motos em Curitiba. De acordo com dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o número de acidentes envolvendo motociclistas caiu no último ano, porém a média ainda continua alta, ou seja, cerca de 10,5 acidentes por dia. Mas o dado mais preocupante é em relação as vítimas fatais, que cresceu 47%.

As estatísticas do BPTran apontam que em 2003 foram registrados 18.618 acidentes de trânsito na capital, dos quais 4.005 envolviam motociclistas. Esses acidentes sobre duas rodas causaram ainda 17 mortes. Em 2004 o número de acidentes foi menor, com 17.279 ocorrências, dos quais 3.827 envolvendo motos. Porém o número de óbitos saltou para 25. Nos dois primeiros meses de 2005, o BPTran já havia registrado outras cinco mortes envolvendo motociclistas. Esses números também podem ter relação com o aumento da frota de motos na cidade, que passou de 51.288 unidades em 2003 para 59.304.

A aspirante chefe da comunicação social do BPTran, Michelle Giovanella, destaca que a grande preocupação do órgão é em relação a violência desses acidentes, principalmente nos bairros e nos finais de semana. Fatores como a redução de veículos em circulação e mecanismos de fiscalização estariam contribuindo para essa realidade. ?Durante a madrugada, geralmente nos finais de semana, o número de veículos circulando é menor. É quando os motociclistas abusam e aumentam a velocidade?, comentou.

A policial também destaca que existe falta de consciência por parte de muitos motociclistas, que ignoram sua condição de motoristas de trânsito. Michelle explica que as motos não possuem qualquer legislação específica, a não ser em relação aos estacionamentos – o carro deve estacionar paralelo as guias, enquanto as motos devem parar de forma transversal. ?No tocante a circulação, as regras são as mesmas, e tanto automóveis quanto motos precisam manter distância lateral e frontal dos veículos?, falou.

Custos

Para o especialista em trânsito e membro da organização não governamental Criança Segura, Alan Cannell, esse problema não é uma exclusividade de Curitiba. Um levantamento feito por ele em Joinville (SC), apontou que para cada dez acidentes com motos, eram registradas sete vítimas. Já em relação ao mesmo número de carros, a proporção de vítimas cai para apenas uma. Segundo Cannel, um dos grandes agravantes dessa realidade são os custos e qualidade do transporte público.

O especialista afirma ainda que toda a população, de uma forma geral, é responsável por esse problema, ?pois a comodidade de pedir uma pizza ou alguma entrega em casa está relacionada a essa situação?. Cannel acredita que para mudar esse cenário seria preciso rever os custos do transporte público, para que ele fosse mais acessível.

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