Luto

Morre o fundador da Folha de Londrina

Morreu na manhã deste sábado (8), na Santa Casa de Londrina, aos 86 anos, o jornalista João Milanez, fundador da “Folha de Londrina”. Internado desde 30 de julho, ele sofria de problemas cardíacos e respiratórios e sofria de um câncer no rim. O corpo de João Milanez será velado na prefeitura de Londrina.

O governador Roberto Requião decretou luto oficial pela morte do jornalista. “João Milanez foi um heróico pioneiro do jornalismo do Paraná. Era um homem limpo, democrático, e meu amigo pessoal. É uma perda que sinto profundamente. Milanez foi uma figura importante, que nunca será esquecida pelo que fez e pelo que foi”, disse o governador.

“Com a Folha de Londrina, João Milanez lançou um dos mais influentes diários da história recente do Paraná. A Folha foi, por muito tempo, o mais importante jornal do interior brasileiro, assim como a cidade de Londrina foi e segue a ser uma das mais pujantes cidades do interior brasileiro. O crescimento de toda a região Norte do Paraná foi estimulado e documentado pelo jornal de João Milanez”, afirmou Requião.

Biografia

Nascido numa família humilde de Meleiro, Santa Catarina, Milanez trabalhou como marceneiro numa serraria da região até os 22 anos de idade, quando resolveu tentar a vida em São Paulo. Em poucos dias, um conhecido o convenceu a vender títulos de capitalização em Londrina, no então jovem Norte do Paraná.

Em Londrina, passou a vender assinaturas de um jornal que começava a circular na cidade. Pouco depois, já era jornalista, trabalhando na redação do diário. Com a cidade, o jornal cresceu. Hoje, a Folha de Londrina circula em 302 municípios do Paraná, com uma tiragem de até 50 mil exemplares.