Termina logo!

Moradores reclamam de sujeira gerada por obra em praça

Moradores e comerciantes da região da Praça Afonso Botelho, também conhecida como Praça do Atlético, localizada em frente à Arena da Baixada, não veem a hora das obras de revitalização do espaço público terminar para o dia a dia da região voltar ao normal. Quem vive e trabalha por lá conta que reforma mudou a rotina da região em torno do palco da Copa do Mundo em Curitiba. Além do trânsito intenso de caminhões no local, a vizinhança também reclama da sujeira e da perda da área de lazer.

Adolfo Insabrald é gerente de uma loja de panelas localizada em frente à Praça Afonso Botelho. Ele conta que as obras causam uma série de transtornos e ainda geram reclamações entre os clientes. “Tem muito caminhão transitando pela rua e a barulheira incomoda muito. Nos dias mais secos, a poeira invade a loja, deixando todos os produtos sujos. É complicado, porque a clientela reclama muito. O negócio é ter paciência e esperar o fim da obra”, diz.

A dona de casa Rose Maria Gomes, cliente da loja de panelas, afirma que outros estabelecimentos comerciais da região também sofrem com a obra na praça. “Moro aqui perto e uso bastante o comércio próximo. E a reclamação é de todos, principalmente pelo entra e sai de caminhões o dia todo, que gera barulho e sujeira. Eu como cliente, só venho quando realmente preciso”, ressalta.

A aposentada Edicleusa Dal’lin, que é vizinha da praça há 20 anos, costumava passear com seu cachorro no local. Agora ela conta que o jeito é passear pelas ruas do bairro. “Muitos idosos da região, que antes vinham até a praça para passear e tomar sol, agora nem vêm mais. Eu ainda me esforço e caminho na vizinhança, já que a praça está em reforma. É o único jeito. Agora é esperar para vermos se a praça ficará boa para o povo e não apenas para a Copa”, alerta.

Reformulação continua depois da Copa

A obra de reformulação da Praça Afonso Botelho teve início no último mês de janeiro e a previsão de entrega é para a segunda quinzena de maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a reforma foi dividida em duas etapas. Na primeira fase, que está em andamento e dentro do cronograma, estão sendo realizadas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, incluindo reforço no piso e nova iluminação.

Todos os equipamentos de esporte e lazer da praça serão temporariamente retirados. Com isso, a praça ganhará reforço no piso, para suportar a estrutura montada durante o evento e que inclui bilheterias, estandes de patrocinadores, catracas de acesso e área de integração ao estádio. Nesta fase, a reforma terá um custo estimado de R$ 2 milhões.

Já na segunda etapa da reformulação, a praça será totalmente revitalizada e vai ganhar novos equipamentos. O projeto prevê a construção de uma moderna pista de skate, novas quadras esportivas, pista de caminhada, além da instalação de banheiros, sala de ginástica, vestiário e espaço criança, entre outros equipamentos. Segundo a Secretaria de Obras, esta fase da obra está em fase de elaboração de orçamento, estimado em cerca de 4,5 milhões. A intenção é lançar o edital de licitação antes da Copa do Mundo para que as obras possam ser iniciadas logo após o desmonte das estruturas temporárias.

Voltar ao topo