Caçadores de Notícias

Moradores de Colombo na bronca com a prefeitura

Moradores do bairro Parque Embu, em Colombo, estão indignados com o descaso da prefeitura em relação aos problemas que a região apresenta. Segundo a vizinhança, a falta de pavimentação na Rua da Imbuia, uma das principais do lugar, faz com que a poeira invada as casas, gerando sujeira dentro das residências e doenças respiratórias nas crianças. Nos dias chuvosos, a bronca é com a lama, que impede a passagem dos ônibus do transporte coletivo que atendem a região.

A dona de cana Adriana de Castro Carvalho disse que as condições das ruas da região trazem uma série de transtornos à população local. Entre eles, a constante poeira nos móveis e eletrodomésticos das casas. “Simplesmente temos que limpar a casa todos os dias. Não há limpeza que dure. O pó invade todos os lugares da casa, até nas roupas e lençóis. É horrível”, reclama.

Além da sujeira, a dona de casa afirma que a poeira afeta a saúde do filho de 6 anos, que sofre com doenças respiratórias. “Chega nessa época de frio, a coisa já fica complicada, com ele sempre de nariz escorrendo. Com essa poeira aí não tem jeito. Esse ano não aguentei e tive que comprar um inalador pra aliviar os problemas de saúde dele”, conta

De acordo com os moradores do Parque Embu, a prefeitura já ofereceu a implementação do asfalto nas ruas da região, mas os preços cobrados não atraíram a vizinhança. “Queriam que eu pagasse mais de R$ 8 mil em 20 parcelas, o que dá R$ 400 por mês. Então eu vou ter que trabalhar só para pagar o asfalto. Sem condições! Sabemos que em bairros aqui de Colombo cobraram bem menos da população. Eu topo pagar, mas só com um preço justo”, alega Adriana.

Aliocha Maricio
Comunidade do Parque Embu cobra asfaltamento das vias- que trazem pó, lama e doenças – e saneamento básico.

Três protestos e… nada!

Outro constante alvo de reclamações por parte dos moradores é falta de saneamento básico no bairro. Boa parte da Rua da Imbuia não conta com sistema de esgoto e a estrutura já existente não suporta o volume gerado pela região. “Nos dias de chuva, metade da rua fica debaixo d’água. Na descida, há uma manilha entupida e o esgoto sobe para a rua. O cheiro fica insuportável. Nos dias quentes, o lugar cheira a fezes humanas”, afirma o líder comunitário Adailson Gonçalves da Mota, morador da região há 9 anos

Ele comenta que a infraestrutura do bairro Parque Embu não acompanhou o crescimento imobiliário que o bairro experimentou nos últimos anos. “Temos vários condomínios fechados aqui na região, mas a rede sanitária não cresceu junto. Como se constrói dez casas num terreno e não exigem a estrutura de saneamento básico? Tem condomínio que despeja o esgoto direto na rua e quem sofre somos nós. É uma vergonha”, protesta.

Os moradores dizem que já fizeram várias reclamações aos órgãos responsáveis da prefeitura, mas até hoje não tiveram retorno. “Só eu já fiz seis reclamações. O resto da vizinhança também já cansou de reclamar, mas nunca adianta. Eles passam a máquina aqui de vez em quando, mas nada disso adianta”, conta Adailson.

Por causa dos problemas no bairro, os moradores do Parque Embu já realizaram três manifestações, quando fecharam com pneus queimados e entulho a Ro,dovia da Uva. A última aconteceu ontem, no fim da tarde. “Vamos protestar até conseguirmos as melhorias que queremos. Aqui ninguém é bobo e a situação está impraticável”, declara o líder comunitário.

Falta pedido formal

Por meio de nota, a prefeitura de Colombo informou que moradores da Rua da Imbuia solicitaram a inserção no programa de Asfalto Comunitário desenvolvido pela administração municipal, porém não teve a adesão dos demais moradores da via, inviabilizando a parceria. O texto também diz que nesta via ensaibrada foram realizados serviços de nivelamento e melhorias na rua. Sobre os problemas de saneamento básico, a nota informa que é necessário a população formalizar o pedido à administração para a realização do serviço.