Monge encerra curso sobre filosofia védica

Encerra-se hoje, às 18h30, o curso Dos Vedas ao Vedanta, ministrado pelo monge carioca Purushatraya Swami, no auditório do prédio de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O monge, que viveu 8 anos na Índia, fala sobre os princípios básicos das filosofias védicas. No idioma sânscrito, que existia na Índia milenar, “vedas” significa “conhecimento” e “vedantas” a “conclusão dos vedas”.

Entre os princípios das filosofias védicas estão: compreensão da individualidade, entendimento da natureza humana e distinção entre a alma (energia espiritual) e o corpo (energia física). “O curso é voltado a todas as pessoas, inclusive leigos, que tenham interesse em filosofias indianas”, conta o monge. “As informações que estão sendo repassadas podem contribuir para que as pessoas adquiram maior familiaridade com a cultura e a forma de pensar indiana.”

Purushatraya acredita que, no Ocidente, as pessoas estão cheias de planos, projetos, preocupações e problemas. Porém, não possuem uma visão clara da realidade da vida. Acabam deixando a parte espiritual de lado, vivendo sem um direcionamento e uma filosofia que norteie a existência.

“As pessoas vivem muito fechadas em seus mundos particulares e acabam não enxergando oportunidades futuras de vida”, afirma. “Vivem sem referências, o que contribui para o aumento da violência, do estresse e de doenças. Quando o indivíduo tem uma filosofia de vida, ele consegue crescer e obter maior equilíbrio. Os valores das filosofias védicas podem ser aplicados ao dia-a-dia.”

Purushatraya é coordenador do mosteiro Goura Vrindávana, localizado em Paraty, no litoral sul do Rio. Lá, os moradores buscam vivenciar o lado prático das filosofias indianas. Eles se mantêm com recursos naturais, dentro de princípios de desenvolvimento sustentável. Mais informações sobre o curso, que acontece das 14h30 às 18h30, no (41) 3026-7664.

Voltar ao topo