Milhares de fiéis celebram o dia de Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi em frente à Catedral Basílica de Curitiba atraiu milhares de fiéis ontem à tarde. Eles participaram de uma missa celebrada pelo arcebispo dom Moacyr Vitti e depois seguiram em procissão pela Avenida Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. No caminho, um tapete colorido, enfeitado com motivos religiosos para saudar Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

Segundo dom Moacyr, a celebração de Corpus Christi é um momento em que os fiéis têm para agradecer o amor de Jesus Cristo, que se tornou alimento espiritual durante a Eucaristia. ?Hoje é uma grande festa, um momento de alegria. Cristo está presente no meio de nós?, disse o arcebispo de Curitiba.

Ele explicou que a tradição de enfeitar as ruas é muito antiga. A primeira vez foi quando os seguidores de Cristo enfeitaram as ruas com tapetes e folhas de palmeira para recebê-lo em Jerusalém, um domingo antes de ser crucificado.

Em ruas de todo o País e até de outros países as procissões marcam o ritual. Em Curitiba, antes da caminhada que levou o Santíssimo Sacramento no ostensório, os fiéis se reuniram para celebrar. A missa começou às 15h e a praça em frente a Catedral ficou lotada.

Raquel Scapin, 28 anos, levou o marido e as duas filhas. ?Estamos aqui para mostrar que adoramos Jesus. Trouxemos as nossas filhas para mostrar que ele é o único Deus, para ensiná-las na fé?, falou.

No meio da multidão, Marlene Machneski, 48 anos, também manifestava a sua fé. Ela cantava com entusiasmo músicas de louvor. Estava no centro da cidade desde às 6h e foi uma das 1,7 mil pessoas que ajudaram a confeccionar o tapete de 1.670 metros, que começou no obelisco de Nossa Senhora da Luz e seguiu até o Palácio Iguaçu. ?Participar dá muita paz e enche de alegria o coração?, conta.

Rosane Cristina da Costa conta que sempre que pode marca presença na festa religiosa. Pela manhã, participou no bairro onde mora, no Pilarizinho, e à tarde, levou toda a família para a catedral. ?É a Igreja mãe das demais. Esse é o momento principal para os cristãos. Jesus Cristo está vivo na Eucaristia?, explicou.

No fim da procissão, dom Moacyr fez a bênção do Santíssimo Sacramento. Para encerrar a cerimônia, foi organizado um show católico com o padre Reginaldo Manzotti. Esse foi o terceiro ano seguido que a arquidiocese realizou a procissão. No ano passado, segundo o arcebispo, cerca de 70 mil pessoas participaram do evento, e este ano ele esperava mais gente.

Tapetes colorem ruas da capital

Curitiba amanheceu mais colorida ontem. Em diversos locais da cidade, foram confeccionados tapetes de serragem pelas ruas em comemoração ao dia de Corpus Christi. No Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu, foram feitos 99 lotes de tapetes com largura de dois metros cada um.

Os trabalhos tiveram início às 6h. ?Começamos a colorir a serragem para a montagem de nosso tapete há quinze dias. Agora, é bastante gratificante ver o trabalho pronto. Vale o sacrifício de acordar cedo no feriado?, disse o funcionário público Flávio França, que é integrante da paróquia São João Batista, no Ecoville, e junto com outras pessoas confeccionou um tapete com a imagem de João Batista batizando Jesus.

Já a design de flores Suelan Wu, que faz parte da paróquia Divino Espírito Santo, localizada na Rua Mateus Leme, organizou a montagem de um tapete repleto de crisântemos e pedrinhas coloridas. Entre outras coisas, o trabalho ilustrava a hóstia e o Espírito Santo. ?A montagem dos tapetes é um trabalho de fé, doação e solidariedade?, afirmou.

Boqueirão

No bairro Boqueirão, 24 tapetes foram montados em um percurso de 930 metros ao redor do Santuário Nossa Senhora do Carmo. No total, 250 pessoas participaram dos trabalhos, que tiveram início à 1h de ontem. Nas primeiras horas da manhã, as confecções foram finalizadas e os tapetes se mantiveram intocados até às 10h30, quando foi iniciada uma procissão.

Voltar ao topo