Promessa

Metrô de Curitiba pronto em janeiro de 2014

A prefeitura de Curitiba garantiu ontem que a primeira linha do metrô da cidade, a Linha Azul, vai começar a funcionar em 1.º de janeiro de 2014, seis meses antes da Copa do Mundo, que deverá ter jogos na Arena da Baixada.

Para a primeira linha – que vai fazer parte da Rede Integrada de Transporte – estão previstos 13 quilômetros, que vão ligar o terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia, com um investimento estimado em R$ 1,2 bilhão, que devem ser oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, programa de obras do governo federal que serão executadas nas 12 cidades-sede da Copa de 2014.

Serão 12 estações de embarque e desembarque, um pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção. A demanda inicial prevista é de 330 mil passageiros por dia.

O documento entregue pela prefeitura ao governo federal estabelece um cronograma de trabalho que prevê a assinatura do contrato em dezembro de 2010, início das obras em janeiro de 2011 e conclusão em outubro de 2013.

A partir daí começam os testes para garantir o início da operação em janeiro de 2014. Até março de 2010, a administração municipal espera concluir os estudos e projetos de engenharia.

A escolha pelo início da obra neste trecho foi pensada por causa da maior demanda de passageiros, segundo o diretor de implantação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Edemar Meissner. “A demanda do trecho sul é quase o dobro do trecho norte”, informou.

Segundo Meissner, o prazo para as obras é viável. “Pelo cronograma que nós montamos, considerando questões técnicas e baseando-se em obras similares, é perfeitamente viável o metrô nesse prazo”, disse.

Depois da conclusão desse primeiro trecho, Meissner afirmou que a proposta é de continuação imediata do trecho norte, projetado para ir até o Santa Cândida, o que ainda depende de nova liberação de recursos.

Serão 2,2 quilômetros em superfície, 7,9 quilômetros pelo sistema cut and cover (abrir e cobrir) e 2,9 quilômetros de túnel. O primeiro trecho vai partir do pátio de estacionamento e complexo de manutenção, localizado no cruzamento da BR-476 com o Contorno Sul. O maior trecho, subterrâneo, utilizará o sistema cut and cover.

Segundo a prefeitura, durante a execução das obras no sistema cut and cover, as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário. Nos trechos em que a obra será subterrânea, não haverá necessidade de alteração do sistema Expresso.

Sugestões

Até o próximo sábado, a população pode enviar sugestões para o metrô pelo site www.metro.curitiba.pr.gov.br ou diretamente na prefeitura, no Centro Cívico.