Continua na fila

Menina que espera doação de coração volta a sorrir e emociona família

Mesmo sedada e ainda em estado grave, a pequena Isabella Fuentes Silva, de seis meses, que precisa de um transplante de coração, emocionou a toda a família nesta quarta-feira (24), por voltar a sorrir. “Cantamos uma música do Balão Mágico, ela ouviu e sorriu. Um momento incrível”, disse a mãe, Paula Heidy Aguilera Fuentes.

A menina, que está internada no Hospital Pequeno Príncipe desde os dois meses, apresentou um indício positivo, mas ainda preocupa. No começo do mês, Isabella estava em coma induzido e precisou ser entubada, para garantir o mínimo de esforço ao coração. “Agora ela já não está mais em coma, saiu do tubo faz poucos dias e tem resistido bem. Evoluído positivamente, mas continuamos à espera”.

Desde a descoberta do citomegalovírus, que causou a miocardiopatia dilatada, doença que impede o coração de trabalhar normalmente, os pais de Isabella adotaram o hospital como a segunda casa. “E nós aprendemos a ficar com o celular o tempo todo com a gente, porque quando o coração estiver disponível, saberemos apenas na hora que o órgão chegar ao hospital. Vivemos angustiados, mas com fé”, contou a mãe.

As visitas à pequena são restritas, não só pela gravidade do quadro clínico, mas também porque Isabella precisa ter o máximo de paz para não sofrer ainda mais. “Fazemos tudo que podemos. Ficamos junto com ela o máximo que podemos, pois precisamos mantê-la calma. Sabemos que ela não pode chorar, por exemplo, porque qualquer choro aumenta a frequência cardíaca e isso é preocupante”, explicou Paula.

Foto: Gerson Klaina.

Conscientização importante

Mesmo na luta para que a filha sobreviva, a família de Isabella já organizou três ações para propagar a importância da doação de órgãos. A última foi no Parque Barigui, onde amigos e familiares receberam apoio não só de quem passava pelo local e conhecia a história de Isabella pela primeira vez, mas também de quem foi ao local para oferecer apoio à campanha pela doação de órgãos.

Segundo Daniel Fagundes da Silva, pai de Isabella, a campanha tem a intenção de justamente conscientizar. “Resolvemos começar essa campanha para beneficiar indiretamente a Isabella e outras crianças e adultos que precisam de órgãos”. Entre as pessoas que aderiram a campanha está o ator curitibano Alexandre Nero, o Romero Rômulo de A Regra do Jogo, que chegou a colocar uma foto no Facebook usando a camiseta com a foto da garota.

Foto: Arquivo Pessoal.