Melhora balneabilidade nas praias do Paraná

O nono boletim de balneabilidade, divulgado ontem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), revelou que há mais cinco pontos próprios para banho nas praias do Paraná, com relação ao oitavo. Na semana passada, dos 38 pontos analisados pela Sema, 23 eram considerados próprios para banho. Agora são 28 – o melhor resultado desde o início de janeiro, quando foram registrados 31 pontos próprios. Em Matinhos há sete pontos impróprios para banho. Já na Ilha do Mel e em Pontal do Paraná não há pontos impróprios nesta semana, segundo a Sema. Em Guaratuba, um ponto impróprio foi encontrado.

Os novos pontos positivos são: Ilha do Mel (Praia de Encantadas, à esquerda do morro), balneário Shangri-lá (Avenida Paranaguá), Balneário Olho D?Água (Avenida Principal), Balneário Ipanema (Rua São Luiz) e Guaratuba (próximo à Colônia de Férias dos Magistrados). O ponto que fica no balneário Ipacaray, próximo à Rua Ponta Grossa, piorou. Além deste, os outros pontos impróprios em Matinhos são nos balneários Solymar (à direita do Camping Club), Flórida (60 metros à direita da Rua da Saudade), Riviera (próximo às Ruas Tamboara, Toledo e Paranavaí) e Flamingo (Rua Campo Mourão). Os outros impróprios em Guaratuba são em Prainhas (perto do rio), Caieiras (Rua Frederico Nascimento) e na Praia Central (perto da Rua 29 de Abril).

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Victor Hugo Burko, atribui essa melhoria à diminuição dos efluentes de esgoto nas praias. ?Se deve em grande parte à conscientização da população?, afirmou. Já para o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a melhora na qualidade da água se deve à redução do número de veranistas e às chuvas esparsas. ?Começaram as aulas e o número de pessoas durante a semana diminuiu bastante. As chuvas também foram mais distribuídas e não chegaram a prejudicar a qualidade da água?, disse Rasca.

Os pontos próprios para banho são sinalizados com barracas azuis na areia. Já os impróprios são referentes à cor vermelha. No total, foram instaladas 54 barracas nas praias. As bicas localizadas na Estrada da Graciosa e na BR-277 estão impróprias para consumo, segundo a Sema. As bicas também são monitoradas periodicamente. A balneabilidade avalia a quantidade de coliformes fecais na água. Os boletins deverão ser divulgados até o final de fevereiro. Eles também estão disponíveis na internet no www.pr.gov.br/meioambiente ou www.pr.gov.br/iap. 

Voltar ao topo