Médicos-residentes do Paraná também param

Reunião realizada pelos médicos-residentes de Curitiba, na noite de quarta-feira passada, confirmou a participação do Paraná na mobilização nacional dos médicos residentes feita pela Associação Nacional dos Médicos-Residentes (ANMR).

Ficou confirmado que hoje, a partir das 10h, uma mobilização será feita na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Segundo a Associação dos Médicos-Residentes do Paraná (Amerepar), em todo o Paraná existem mais de 600 médicos-residentes.

Os principais hospitais de Curitiba afirmaram que a situação permanecia inalterada até o final da tarde de ontem. A reportagem checou a situação no Hospital do Trabalhador (17 residentes), Hospital de Clínicas (275), Hospital Cajuru (111) e Hospital Evangélico (151).

Reajuste

Os médicos-residentes pedem reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, que atualmente é R$ 1.916,45, além do pagamento do 13.º salário e ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses. Na segunda-feira, o Ministério da Saúde (MS) ofereceu um reajuste de 20% aos residentes, proposta rejeitada em pelos líderes de cada estado ligados a ANMR.