Mau cheiro e sujeira no centro de Curitiba

Além de ter de conviver com o tráfico de drogas e com a violência, os comerciantes da Praça Tiradentes, no centro de Curitiba, têm de driblar a sujeira deixada pela população. O mau cheiro tomou conta do berço histórico do nascimento de Curitiba. A Travessa Júlio de Campos e a Rua Saldanha Marinho viraram banheiros públicos. E as pessoas usam o local para urinar e defecar em plena luz do dia.

?Estou aqui há 15 anos e sempre foi assim. O cheiro fica pior depois do almoço, quando o sol fica mais forte?, contou o feirante Ludnílson Brittes. A barraca do feirante fica na saída da Travessa Júlio de Campos, atrás da Catedral. Lá a situação é mais crítica que em outros pontos por ser um local entre a igreja e uma construção. ?Eles fazem isso o dia todo. Quando eles vêm muito perto da barraca eu chamo a atenção?, completou o feirante.

A travessa é conhecida entre os feirantes e comerciantes do local como ?beco do mijo?. A vendedora de uma loja em frente à travessa, que fica aberta até às 19h, Solange da Silveira, também contou que vê a população usar o local como banheiro público o dia todo. ?A noite é pior ainda. Faltam banheiros públicos?, comentou.

Os comerciantes da Rua Saldanha Marinho, que tem duas quadras de calçadão que cortam parte da praça, também reclamam. ?Temos que lavar a frente da loja todos os dias?, contou o comerciante Kalil Omairi, que fica com a loja aberta até as 20h. Ele vai mais além e reclama também dos bueiros entupidos e do caimento das calçadas, que fazem com a água da chuva e da limpeza das lojas fique acumulada na passagem dos pedestres.

Omairi ressaltou também o problema da violência. Segundo ele, o tráfico de drogas espantou parte da freguesia. ?A iluminação pública está sempre com defeito. A gente tem de ligar direto para a Prefeitura?, contou. Ele desconfia que os próprios traficantes estragam os postes de luz. O proprietário de um bar logo em frente à loja de Omairi, Alcides Siqueira, endossa: ?Aqui é perigoso. No começo eu tinha que colocar essa gente para fora do bar?, afirmou.

A Prefeitura de Curitiba informou, por meio da assessoria, que a praça é lavada todas as noites. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) têm um projeto de revitalização para a Praça Tiradentes. No entanto, ainda estão sendo realizados estudos arqueológicos porque é um setor histórico. Não há prazo definido para conclusão do estudo.

Voltar ao topo