Maternidade de Londrina é a melhor do Sul

O Paraná tem a melhor maternidade do Sul do País, segundo a avaliação Ministério da Saúde (MS). A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, de Londrina, no norte do Estado, foi a vencedora do Prêmio Galba de Araújo, criado há cinco anos para premiar as melhores instituições públicas do País. Foi a terceira vez que a maternidade representou o Estado na competição, e desta vez, levou a melhor.

Segundo o gerente do hospital, Rodrigo Avanso, as derrotas nos anos anteriores serviram como experiência para a implantação de melhorias e criação de projetos. ?Em 2004, por exemplo, perdemos o título porque ainda tínhamos um índice considerado alto pela banca de cesáreas. Conseguimos reduzir o número para 27%, o que nos garantiu o título?, diz.

A meta foi alcançada com campanhas como a ?visite a maternidade?, que permite às gestantes que conheçam a estrutura do hospital para a realização do parto normal, tornando-as mais confiantes para o procedimento. ?Elas tiram o enfoque da situação do hospital para o parto?, diz.

Outro aspecto que foi decisivo para a escolha da maternidade como a melhor do País foi o programa de humanização, que deixa as mulheres muito mais relaxadas na hora do parto. ?Permitimos que ela tenha um acompanhante, que é orientado a fazer massagem relaxante. É alguém de confiança ao lado dela em um momento tão especial?, explica Avanso.

Para evitar que as gestantes sintam dores na hora do parto, a maternidade também inova com técnicas que deixam os remédios de lado, como caminhadas antes do parto e trabalhos de fisioterapia.

Quando o bebê chega ao mundo, as mães podem ficar o tempo todo com eles nos quartos. E para garantir a saúde deles, mamadeiras e chupetas passam longe e na própria maternidade, o recém nascido recebe vacinas e faz os testes do pezinho e da orelhinha, que verifica se ele escuta bem.

?Depois que mãe e filho deixam o hospital, encaminhamos os dois às unidades de saúde da mulher, que são interligadas à rede municipal. O acompanhamento continua?, finaliza Avanso. 

Voltar ao topo