Mais dois macacos mortos em parque de Maringá

Pouco mais de um mês após a primeira morte dos saguis no Parque do Ingá, em Maringá, noroeste do Estado, a doença -que ainda não foi esclarecida -fez no final de semana passado outras duas vítimas. Agora, chegam a 14 os primatas mortos no parque por conta da doença misteriosa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os resultados das análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz descartaram a febre amarela como causa da morte dos macacos. A doença era considerada pelo secretário de Saúde de Maringá, Antonio Nardi, como principal suspeita.

“Agora estamos mais tranquilos sabendo que a febre amarela não foi a responsável pela morte desses animais. Vamos esperar o resultado das novas análises”, diz.

De acordo com o secretário, agora as suspeitas giram em torno da hepatite, varicela, arenavirus e raiva. Por conta de todas essas incertezas, o Parque do Ingá segue fechado.

Alerta

Em Ribeirão Claro, Norte Pioneiro, 13 macacos também foram encontrados mortos em matas da região no início do mês passado. Uma análise também foi solicitada pela 19.º Regional de Saúde de Jacarezinho, mas, por conta das suspeitas da gripe A (H1n1), as análises foram suspensas e deverão ser divulgadas em dez dias.