Macaco-prego é o novo morador do zôo de Foz

Um filhote de macaco- prego é o mais novo morador do Zoológico Municipal Bosque Guarani, em Foz do Iguaçu. O animal, com pouco mais de duas semanas, foi identificado pelos tratadores quando estava sendo carregado pela mãe, dentro do recinto dos macacos. Outros nascimentos são esperados para este mês. Os veterinários já registraram a postura de ovos de marrecas-irerê e também de araras-canindé.

A grande conquista do zoológico é que os animais estão completamente adaptados ao ambiente e a reprodução tem sido conseguida naturalmente, no caso das aves os próprios pais estão chocando os ovos.

Com a recuperação da região dos lagos, a mata nativa existente no local voltou a nascer e isso tem estimulado o acasalamento dos bichos que vivem na área. No final do ano passado foi registrado o nascimento de seis filhotes de ananaí, uma pequena espécie de marreco silvestre.

Além do ambiente favorável, também as estações, a primavera e agora o verão, são épocas em que muitos animais iniciam o período reprodutivo. A estação mais quente também é apropriada para que os pais possam cuidar melhor de seus frágeis filhotes, garantindo maiores chances de sobrevivência.

Muitas das espécies de aves que vivem livres na área verde do zoológico estão com ninhos, como um casal de araçari-castanho (um parente do tucano), e podem ser vistos facilmente voando por entre os recintos.

A direção do zoológico pretende, com o início das atividades de educação ambiental, fazer uma campanha para escolher o nome do novo mascote do recinto dos macacos-prego. Mas primeiro será preciso descobrir o sexo do filhote e isso vai demorar algum tempo, porque durante os primeiros meses o bebê vive apenas junto da mãe. Atualmente vivem no local 15 animais dessa espécie. O zôo de Foz possui cerca de 400 bichos, entre aves, mamíferos e répteis.

Voltar ao topo