Lula encaminha ao Congresso projeto de lei que cria a Unila

O presidente Luiz Inácio da Silva assinou, ontem, o encaminhamento do projeto de lei de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para o Congresso Nacional. A sede da instituição, que deve começar a funcionar em 2009, será Foz do Iguaçu. A instalação será feita em um terreno doado pela Itaipu Binacional para a União.

Como explica o coordenador da implantação e de desenvolvimento do projeto, professor Hélgio Trindade, a nova universidade terá um único campus. ?A Unila terá vocação para se relacionar com países vizinhos da América Latina?, afirma. Segundo ele, tanto o corpo docente (de 500 professores) quanto o corpo discente (de 10 mil alunos) será formado por 50% de brasileiros e 50% de representantes dos demais países da América Latina. ?Dessa forma irá permitir que seja realmente uma universidade de integração?, comenta.

Os cursos a serem ministrados, segundo Trindade, também serão resultados dessa filosofia de cooperação solidária. ?Serão cursos de interesse comum. Provavelmente não haverá cursos tradicionais, mas sim cursos nas áreas prioritárias para o Mercosul?, explica. Ainda de acordo com o coordenador de desenvolvimento do projeto da nova instituição, 2008 será destinado para a implantação da universidade. ?Vamos reunir os professores para iniciarmos as discussões sobre as diretrizes da Unila?, comenta.

Como ainda completa Trindade, mesmo estando no papel, a universidade está sendo vista pelos países vizinhos com muito entusiasmo. ?Essa é a primeira experiência com esse perfil na América Latina. Financiada pelo governo brasileiro, ela mostra a abertura do País para a integração plena?, conclui.

Recomendação

Como divulgou o Ministério da Educação, ?a futura Universidade Federal da Integração Latino-Americana já foi recomendada como um espaço aberto, nos campos curriculares e de pesquisa, para experimentação de temas transdisciplinares inovadores das cátedras ibero-americanas?. Segundo a nota oficial do órgão, ?a recomendação consta da Declaração de Cáceres, que fechou o Encontro Internacional de Cátedras Unesco sobre a Ibero-América, realizado em Cáceres, na Espanha, de 3 a 6 deste mês?.

Voltar ao topo