Luciano Ducci autoriza obras do Ligeirão Norte

A população da região norte de Curitiba vai contar com mais uma linha Ligeirão, que fará o trecho entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão em até 25 minutos. Serão seis paradas em 11 quilômetros. O trajeto é cumprido atualmente em 40 minutos. A linha vai operar após a adaptação das canaletas, além de reformas e desalinhamentos de estações-tubo, o que vai permitir a ultrapassagem do Ligeirão diante de um ônibus biarticulado Expresso.

O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (13), no Terminal Santa Cândida, onde o prefeito Luciano Ducci assinou a ordem de serviço para as obras. Elas devem durar 10 meses e vão custar R$ 23,9 milhões, incluindo reformas, pavimentação, calçadas e iluminação no trecho.

De acordo com o prefeito Luciano Ducci, as obras de desalinhamento das estações-tubo começaram nesta sexta-feira mesmo. “Temos um período de obras, que geram transtorno, mas lá na frente vai melhorar para a população”, afirmou. Serão adquiridos 20 ônibus para a linha.

O Ligeirão Norte, como está sendo chamado, vai funcionar igual ao Ligeirão que faz o trajeto do Boqueirão e do Pinheirinho até a Praça Carlos Gomes, no centro da cidade. A nova linha deve atender 50 mil pessoas diariamente. “No Boqueirão deu super certo e a população está satisfeita. Aqui será a mesma coisa. Não vai parar em todas as estações e tenho certeza que haverá um ganho significativo de quem vai do Santa Cândida até o terminal do Cabral e depois até o centro da cidade”, comentou.

Para a auxiliar de enfermagem Eliane Ribeiro, o Ligeirão vai ajudar no deslocamento até o centro. “Já tem no Boqueirão e agilizou. Esperamos que o mesmo aconteça aqui”, declarou. “A gente só vai ter certeza quando funcionar. Conversei com pessoas que usam a linha do Boqueirão e elas dizem que é bom”, contou Solândia do Rocio Silva, moradora do Santa Cândida. “Já peguei o Ligeirão na praça Carlos Gomes e gostei”, revelou a aposentada Josefa Pereira Aragão.

Luciano Ducci também anunciou que em breve começam as obras de reforma e ampliação do terminal do Santa Cândida. O investimento será de R$ 11,2 milhões. O prefeito comentou que novas intervenções do transporte público estão por vir. “Há estudos em andamento na Urbs, tanto de pistas exclusivas e preferenciais para ônibus. A extensão do Ligeirão Leste-Oeste estará nas propostas de planejamento para o ano que vem, facilitando o deslocamento Centenário-Campo Comprido”, esclareceu. A partir do meio deste ano deve começar a implantação dos ônibus híbridos elétricos, os primeiros na América Latina. Ducci disse ainda que aguarda com ansiedade a liberação dos recursos do governo federal para o metrô curitibano.

Voltar ao topo