Lobo-marinho aparece em praia de Matinhos

Um lobo-marinho sub-antártico adulto, com 79 quilos, foi resgatado durante a tarde do último domingo no balneário Gaivotas, em Matinhos, no litoral do Estado.

Com o auxílio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental do Paraná, o animal foi levado ao Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná.

Além do lobo-marinho – o segundo a aparecer no Paraná neste ano -, pelo menos um pingüim por dia tem chegado ao litoral paranaense nos últimos dias, de acordo com a bióloga Márcia Regina de Oliveira, integrante da equipe do Projeto de Estudos e Reabilitação de Aves, Mamíferos e Répteis (Proamar).

Ontem, um desses animais foi levado por um pescador até o Corpo de Bombeiros de Matinhos. “Nessa época, é comum o aparecimento de espécies da fauna sub-antártica e antártica, principalmente pingüins”, afirmou a bióloga.

O CEM já mantém cerca de 20 pingüins da espécie Pingüim de Magalhães (Spheniscus magellanicus) nas suas dependências, que permanecem até que atinjam a reabilitação, sejam alimentados, ganhem o peso necessário e voltem a nadar. De acordo com a bióloga, assim que as espécies são reabilitadas, são liberadas o mais rápido possível.

Essa migração das espécies antárticas ocupou praticamente todo o espaço disponível no CEM. “Estamos com todos os recintos lotados e aprimorando um local para o lobo-marinho, que é um animal grande”, explicou a bióloga. Ontem, a espécie foi mantida dentro de uma caixa de contenção.

Apesar da curiosidade que essas espécies antárticas despertam, a bióloga ressalta que os animais em reabilitação não estão expostos à visitação. “Aqui é um espaço que funciona para recuperação das espécies, como um hospital”, comparou Márcia.

Todo o trabalho de recuperação e resgate das espécies é voluntário e o projeto sobrevive com doação de recursos para a compra de medicamentos e de peixes para a alimentação das espécies. O contato com o CEM pode ser feito pelos telefones (41) 3455-1333 / (41) 3455-2658, ramal 213.