Livros didáticos trazem propagandas comerciais

Durante a 1.ª reunião do Conselho de Secretários da Educação (Consed), encerrada ontem, no Rio de Janeiro, o secretário da Educação, Maurício Requião, denunciou o merchandising de empresas multinacionais seis editoras – nos livros didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação às escolas da rede estadual.

Na oportunidade, Maurício Requião entregou ao ministro Tarso Genro, da Educação, e ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, José Henrique Pain Fernandes, seis exemplares dos livros que o ministério enviou às escolas.

As propagandas vão de leite condensado, refrigerantes, até marcas de inseticidas. A denúncia, segundo Maurício, causou profunda indignação entre os secretários presentes. “É inaceitável que o Mec esteja financiando, comprando e distribuindo rótulos de produtos e marcas multinacionais que induzam ao consumo as crianças da rede pública de ensino”, ponderou.

Segundo a secretária de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto, os secretários dos demais estados foram surpreendidos com a denúncia. O Consed, agora, quer saber de quem é a responsabilidade pela impressão destas propagandas e em que momento a impressão foi autorizada. Uma carta pedindo esclarecimentos foi encaminhada ao Mec e ao Fundef. Os livros didáticos, que chegaram às escolas este ano, são distribuídos a cada três anos.

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