Lavoura perdeu R$ 1,2 milhão na Lapa

O prejuízo aos moradores da cidade histórica da Lapa foi além das cerca de mil casas que foram destelhadas na última segunda-feira, durante temporal com granizo. As perdas também foram contabilizadas pelos agricultores que tiveram suas lavouras atingidas pela chuva. Conforme a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o prejuízo gira em torno de R$ 1,2 milhão. O preço de frutas com caroço (pêssego, ameixa e nectarina) deve sofrer uma pequena alta em virtude do temporal.

O técnico agrícola da unidade da Emater na Lapa, Eloi Agottani, contou que 480 hectares das lavouras de trigo e cevada foram atingidas pelas pedras de gelo. “Praticamente tudo foi perdido”, disse. A cebola que seria colhida em 25 hectares na cidade também foi atingida, tendo perda total: “A chuva também afetou 30 propriedades que trabalham com fruticultura. A metade da produção, cerca de 450 toneladas de frutas, foi estragada pelo granizo”. Agottani disse que isso deverá influenciar no preço das frutas. “Mas apenas um pequeno acréscimo”, explicou. Os prejuízos causados pelo temporal foram minimizados por sua área de incidência. “Hoje 45% dos 43 mil moradores da Lapa vivem da agricultura. Felizmente o temporal não atingiu todo o município. Caiu granizo numa área de 10% a 15% da Lapa”, lembrou.

A Defesa Civil continuava fazendo a distribuição de telhas às famílias que tiveram suas casas danificadas pelo temporal. Cerca de 25 mil telhas, doadas pelo município e pelo governo do Estado, estavam à disposição.

Voltar ao topo