Juízes federais cruzam os braços em todo o Brasil

Os juízes federais vão cruzar os braços por dois dias em todo o Brasil. Na noite de terça-feira, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aprovou a paralisação dos magistrados em 21 e 22 de novembro. Eles exigem reajuste salarial de 28,86%, implantação de adicional por tempo de serviço. Hoje, um juiz federal recebe R$ 22.911,74 por mês.

Segundo a Ajufe, a reposição de 28,86% é referente às perdas com a inflação desde 2005, quando o subsídio foi adotado. No período, os magistrados federais teriam recebido 9% de reajuste, enquanto a inflação foi de 40%. Outra reivindicação é o alinhamento de salários entre a magistratura federal, o Ministério Público da União e os juízes estaduais.

Serviços mínimos

A paralisação foi aprovada em assembeia geral eletrônica, que teria contado com a participação de 750 juízes, que representam quase 50% dos associados da Ajufe. O presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Antônio César Bochenek, diz que reunião na semana que vem vai definir como acontecerá a mobilização no Estado. “Serão reservados os serviços mínimos, mas ainda vamos decidir como isso vai acontecer. Até novembro, o governo pode se sensibilizar e atender nossas reivindicações”, afirma. Segundo Bochenek, o Paraná tem cerca de 130 juízes federais.