Judeus festejam hoje a chegada do ano 5764

Ao entardecer de hoje a comunidade judaica de todo o mundo comemora a entrada do ano novo. A chegada do ano 5764 do calendário judaico é festejado por dez dias. Durante os dois primeiros dias é celebrado o Rosh Hashaná (cabeça do ano). É o momento onde o mundo completa aniversário. Refere-se diretamente aos 6.º dia da criação, quando Deus criou o ser humano. Posteriormente, os outros dias são destinados à penitência, culminando com o Iom Kipur (Dia do Perdão). Nesse dia os judeus se recolhem à sinagoga, fazendo jejum e pedindo perdão a Deus e aos homens.

O líder da comunidade judaica de Curitiba, rabino Sami Goldstein, explicou que o calendário judaico difere-se do calendário cristão por ser lunar e solar ao mesmo tempo, enquanto o cristão é apenas solar. O ano de doze meses tem apenas 354 dias. “O ano novo é momento em que se faz um balanço do que aconteceu no ano e um alto julgamento. Nesse instante, a comunidade judaica reza por todo o mundo, independente de credo. Reza para que as pessoas vençam os problemas causados pelas guerras, pelo terrorismo, pela fome, etc.”, explicou.

Goldstein lembrou que no dia do perdão os judeus recarregam suas baterias para saírem da sinagoga sendo um farol para iluminar a escuridão do mundo. Nesse dia costuma-se presentear com alimentos doces, principalmente maçã com mel. “Alguns presenteiam com chocolates. O desejo é de um ano bom e doce”, revelou.

Quanto aos conflito entre israelenses e palestinos, o rabino afirmou que a comunidade reza para que as pessoas, principalmente seus líderes, aprendam que uma guerra só leva ao sofrimento e a dor. “No Brasil todas as religiões convivem em paz. Vamos pedir para que esse exemplo seja transportado não só para Israel, mas para todo os lugares nos quais a guerra é justificada por diferenças ideológicas e religiosas”, concluiu.

A comunidade judaica no Paraná tem 3 mil integrantes. A maioria na capital.

Chocolate

A proprietária da Companhia Belga Chocolatier, Cyntia Koerich, contou que está lançando uma linha especial de chocolates, com formatos de símbolos do judaísmo, especial para as comemorações no novo ano. Ela lembrou que anteriormente os chocolates nesses formatos eram comprados somente em São Paulo. Ela disse não pertencer à comunidade, mas ter uma profunda admiração pelo povo judeu. “Estamos dando forma a algo especial. Um chocolate que fará com que pessoa sinta-se contente quando receber”, disse. (Lawrence Manoel)

Serviço: Os chocolates com formatos de símbolos judaico podem ser comprados na Rua Reinaldino de Quadros, 353, Alto da XV. Ou pelo telefone (41) 3026-6677.

Voltar ao topo