Japão leva informática para o Ribeira

Prefeitos de sete municípios da região do Vale do Ribeira, que somam 100 mil habitantes, receberam ontem, da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), um total de US$ 94 mil para implantação de salas comunitárias de informática, com acesso à internet. O dinheiro foi doado pelo Consulado-Geral do Japão no Paraná, dentro de um programa de apoio do governo japonês para projetos comunitários.

O convênio foi assinado pelo prefeito de Curitiba e presidente da Assomec, Beto Richa, e o cônsul-geral do Japão, Hirotsugu Hagiuda, em solenidade realizada na Prefeitura da capital. Em seguida, Beto Richa formalizou o repasse para os prefeitos de Adrianópolis, Osmar Maia; de Cerro Azul, Valdemir Santos Porfírio; de Doutor Ulisses, Pedro Júnior de Assis; de Itaperuçu, José de Castro França; de Rio Branco do Sul, Amauri César Jhonsson; de Tunas do Paraná, Nalinez Zanon, e de Bocaiúva do Sul, Lindiara Santana dos Santos.

Cada sala terá 13 computadores com acesso à internet e uma câmera para comunicação virtual. Caberá aos prefeitos definir onde os equipamentos serão instalados para que possam ser usados em aulas de informática, classes de alfabetização de jovens e adultos e cursos profissionalizantes.

?O projeto do consulado do Japão vem ao encontro do nosso compromisso com o desenvolvimento e integração da Região Metropolitana de Curitiba?, disse Beto Richa. ?Além disso, essa iniciativa beneficia a educação, que a meu ver deve ser a prioridade de todo governante. O próprio Japão é prova disso, pois estava arrasado após a segunda grande guerra e se tornou a segunda grande potência mundial através da educação?, disse Richa.

A aproximação do consulado do Japão com a Assomec foi articulada pelo secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Rui Hara, que é uma das lideranças da comunidade nipônica em Curitiba. Hara escolheu o Vale do Ribeira para receber o programa, em função de ser a região uma das que apresentam os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. ?A iniciativa do Rui Hara demonstra que nós, na Região Metropolitana, estamos atuando com muita sintonia?, disse o prefeito Beto Richa.

O programa de apoio a projetos comunitários é desenvolvido com recursos de um fundo do governo japonês. Segundo o cônsul Hirotsugu Hagiuda, o programa começou há cinco anos e, neste período, executou 185 projetos em todo o País, num valor total de R$ 34 milhões.

?O foco são comunidades carentes?, explicou Hagiuda. O programa financia ações nas áreas de educação, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas (com projetos de geração de renda, por exemplo). ?Tudo é feito em parceria com os governos locais?, explicou o cônsul.

Os prefeitos da região mostraram-se bastante satisfeitos com o programa. ?Atualmente temos pequena estrutura de informática e vamos poder ampliá-la. Nosso objetivo é abrir oportunidade para os jovens e também iniciar programas de inclusão digital para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais?, explicou o prefeito de Adrianópolis, Osmar Maia.

Em Cerro Azul também já existe um pequeno telecentro. O prefeito Valdemir Porfírio explicou que a nova estrutura, que será implantada com os recursos do convênio, permitirá ampliar o ensino de informática a estudantes da área rural e também para projetos de ensino profissionalizante. ?É uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento em várias áreas?, disse o prefeito.

?A gente vive num mundo tão violento e ingrato que quando recebe um presente como esse tem muito que agradecer?, disse a prefeita Lindiara, de Bocaiúva do Sul. ?A informática, a internet são meios de integração, o que é premissa básica para o desenvolvimento?, disse ela.

Voltar ao topo