Itaipu evitou o apagão no Paraná

A Itaipu Binacional divulgou ontem, por meio da assessoria de imprensa, mais detalhes sobre o acidente ocorrido na terça-feira à noite que resultou na interrupção de transmissão de energia em duas das cinco linhas de Furnas, na região de São Pedro do Iguaçu. Os fortes ventos que varreram o oeste do Paraná resultaram na queda de nove torres, provocando a queda de transporte de energia para Itaipu de 60% na capacidade total. Em dado concreto, houve redução da produção de Itaipu para o sistema elétrico brasileiro de 10.500 MW para 8.500 MW.

Segundo o engenheiro Carlos Alberto Knakiewicz, no mesmo instante do incidente, foram desligados por proteção sistêmica quatro unidades geradoras de Itaipu, o que ajudou a evitar o apagão. Imediatamente, através do Sistema Interligado Nacional, outras usinas supriram a queda.

Furnas informou que um dos circuitos será restabelecido no próximo dia 26 e o outro no dia 6 do mês que vem. Com a reenergização do primeiro circuito, Itaipu poderá voltar ao normal no próximo dia 6.

Voltar ao topo