Ipem apreende isqueiros ilegais no Paraná

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) apreendeu mais de 1.300 isqueiros que estavam sendo comercializados ilegalmente no Paraná. Foi o resultado de uma operação especial realizada pela Gerência da Fiscalização de Produtos do Instituto e coordenada pelo Inmetro.

Os fiscais do Ipem visitaram 93 estabelecimentos – entre lojas de conveniências, bares, lanchonetes e supermercados – que comercializam isqueiros a gás. Foram verificadas 8.568 unidades e, deste total, 1.307 foram apreendidas por não apresentarem a identificação do registro de conformidade do Inmetro.

?Esta identificação garante que a amostragem do produto foi aprovada em ensaios laboratoriais, conforme normas brasileiras?, explica o gerente de Fiscalização de Produtos do Ipem, Roberto Tamari. Esta identificação consiste num selo holográfico colado no produto, contendo a marca do registro do Inmetro.

BLITZ

A operação, que teve como objetivo intensificar a fiscalização na comercialização de isqueiros a gás, recarregáveis ou descartáveis, com reservatório ou corpos manufaturados em polímetro (resina plástica), foi realizada simultaneamente em todo o Paraná, envolvendo os escritórios regionais de Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel, sob a coordenação da Gerência da Fiscalização de Produtos do Ipem/Pr.

Durante a operação, os fiscais visitaram os estabelecimentos e os comerciantes dos produtos não conformes foram notificados para a apresentação das notas fiscais de origem dos produtos. ?No entanto, como invariavelmente os produtos entram no país de forma fraudulenta ou por meio de importação autônoma, sem permissão de comercialização e sem as notas fiscais, quem acaba respondendo pela infração são os lojistas?, explica o gerente, que faz um alerta para eles que não revendam produtos sem origem e adquiridos sem nota fiscal.

Voltar ao topo