Invento de paranaense ajuda a economizar água

A falta de água potável é uma das grandes preocupações da humanidade. No mundo todo, diversos estudos estão sendo feitos para encontrar maneiras de evitar que a água se torne escassa. Em Curitiba, o professor de Desenvolvimento Pessoal e Criatividade e oficial especialista da Aeronáutica, Luiz Campestrini, desenvolveu um método para reaproveitar a água do chuveiro na descarga de água da privada. A idéia de Campestrini rendeu lhe o prêmio Paraná Ambiental 2000 e serviu de inspiração para dois projetos de reaproveitamento d?água em Curitiba e Maringá.

O projeto de Campestrini consiste num reservatório de 200 litros que é colocado embaixo do chuveiro. Pelo ralo, a água entra nesse reservatório, sendo filtrada e reclorada. Ela fica armazenada ali, até que seja necessário o uso da descarga. Uma bomba elétrica levava a água para a privada. São seis litros de água em seis segundos. Só então aí a água vai para o esgoto. Normalmente um banho gasta entre 40 e 50 litros de água. “O motor é bem simples, de 60 wats. Como o uso é de apenas seis segundo não chega a gastar praticamente nada a mais na conta da luz”, explicou Campestrini, destacando que o custo do kit para reaproveitamento de água custará cerca de R$400,00, mas dará ao usuário uma economia de 33%.

O professor disse que está estudando a industrialização do produto. “Também tenho outro aparelho que reutiliza a água da chuva. O reservatório subterrâneo é acoplado às calhas e reaproveita água através de um motor. Essa água pode ser usada para fazer limpeza ou regar plantas”, explicou.

Projetos

Em Maringá, o projeto é de autoria do vereador João Batista “Joba” Beltrame (PV). Ele pretende que o sistema de reaproveitamento seja utilizado em todos os conjuntos habitacionais que envolvam dinheiro público. “Queremos acabar com a cultura do desperdício. Esta tecnologia é barata e eficiente”, afirmou, destacando que o poder Executivo ficaria encarregado de estudar uma forma de incentivar o sistema de reaproveitamento dando benefícios a quem o fizesse. Joba disse que apresentou cinco projetos envolvendo o reaproveitamento d?água. “Não foi só um projeto, foi um pacote que deve ser votado entre 15 e 20 de março”, explicou.

O projeto da capital é um pouco diferente. A intenção do vereador Paulo Salamuni (PMDB) é que todas as casas de Curitiba adotem o sistema. “O projeto está na assessoria jurídica da Câmara. A intenção é que a cidade crie um programa de incentivo fiscal para estimular o reaproveitamento da água. Temos que fazer algo para racionalizar o uso da água. Uma descarga normal, por exemplo, gasta 12 litros de água toda vez que é acionada”, explicou Salamuni. O projeto de Curitiba foi apresentado em 2001. O vereador disse que acredita que ele será votado até o fim do primeiro semestre de 2003.

Voltar ao topo