Sem feridos

Incêndio destrói por completo casa da UPES no Juvevê

Um incêndio destruiu a antiga sede da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), na esquina das ruas Marechal Mallet e Manoel Eufrásio, no Juvevê, na manhã desta quinta-feira (29). A casa de madeira era ocupada, há cerca de três meses, por moradores de rua. Apesar da destruição total do imóvel, ninguém ficou ferido.

Segundo informações dos bombeiros, o fogo começou por volta das 9h30, quando vizinhos avistaram as chamas. Com o fogo contido, os moradores da região apareceram para reclamar. “Estamos cansados de lidar com a insegurança. Essa casa era um terror para todos nós. Vários usuários de drogas ocuparam o local e transformaram nossa rua em um inferno”, disse uma moradora, que não quis se identificar.

Tentativas

O secretário geral da UPES, Cleiton Ercílio Fortunato, afirmou que tentou tirar os “inquilinos” do imóvel. “Ligamos para o secretário da Segurança Pública para avisar que não conseguimos recuperar a casa, mas foi dito que deveríamos chamar a Guarda Municipal. Chamamos várias vezes e nada aconteceu, ninguém conseguia tirar as pessoas de lá”, disse Cleiton. “Nosso plano era acampar no local, para fazer com que saíssem na marra, já que ninguém nos ajudou”.

Os vizinhos contaram que a casa já teve vários moradores provisórios. “Perdi as contas de quantas pessoas diferentes já vi morando neste lugar. A casa já foi usada para o bem, mas ultimamente dava medo, além de sofrermos com ratos e baratas por causa sujeira no terreno”, contou a vizinha Adirce Cardoso de Castro, 83 anos.

Segundo os estudantes, a casa foi ocupada pelos moradores de rua depois que o grupo foi para um congresso em Brasília. Quando voltaram, o local estava destruído e a UPES não conseguiu mais recuperar a posse.