Igreja Católica incentiva testes de aids e sífilis

A Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se juntou ao Ministério da Saúde em uma campanha de incentivo da população à realização dos testes de identificação da aids e da sífilis. Ontem, a iniciativa foi lançada em Curitiba, com a realização de uma solenidade na Catedral Basílica.

“Vamos unir esforços para que o povo se conscientize da importância de fazer os testes. Apesar da existência de preservativos, cujo uso não é aprovado pela Igreja, a aids cresce cada vez mais no Brasil. É um mal tremendo, que destrói a vida de muitas pessoas”, declarou o arcebispo da capital, dom Moacyr José Vitti.

A campanha envolve a utilização de um ônibus laboratório, que estará percorrendo as 134 paróquias de Curitiba e facilitando o acesso da população aos testes. Porém, os mesmos também podem ser realizados em todas as unidades de saúde da cidade.

“Os testes são feitos através da coleta de uma gota de sangue e, nas unidades, o resultado fica pronto em cinco dias. Na Rua do Rosário, número 144, o diagnóstico pode ser obtido em apenas quarenta minutos”, explicou a coordenadora municipal do programa de controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e aids, da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Thomaz.

A campanha será realizada em diversas cidades brasileiras. Em todo o País, existem 272 dioceses, sendo que em 142 existem pastorais de Aids. No Paraná, são dezoito dioceses e, com pastorais presentes em todas.

Voltar ao topo