Idosos são transferidos após incêndio

A maior parte dos idosos que morava na casa de repouso particular Lar Dona Ruth, no bairro Cachoeira, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, voltou para a casa de seus familiares. Os demais foram encaminhados para outros asilos. Houve um incêndio no estabelecimento no sábado por volta das 18h40 e dos 56 internos, um faleceu no local. O Instituto de Criminalística está investigando as causas do incêndio.

O fogo atingiu o prédio principal onde ficava a sala, cozinha, refeitório e os quartos. Os funcionários começaram a tirar os idosos enquanto aguardavam o Corpo de Bombeiros. A maioria tinha problemas de locomoção e precisava de auxílio. Segundo a filha de um dos proprietários, Cristiane Schmidtke, o idoso que morreu tinha 55 anos, conseguia andar e não tinha problemas mentais. Ela comenta que a pessoa que estava próxima dele, pediu que saísse sozinho já que não poderia ajudá-lo, pois estava carregando outra pessoa. Mas o idoso não teria feito nada para se salvar. Os outros idosos não tiveram nenhum tipo de problema de saúde.

Os velhinhos passaram a noite de sábado na Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS) e depois encaminhados para dois lares em Almirante Tamadaré: onze foram para o Nosso Lar e oito para o asilo Estela Maris. Os demais voltaram para as suas famílias. Segundo Cristiane, o lar Dona Ruth está prestando assistência para os familiares com remédios, fraldas e até serviços da nutricionista. Eles ainda não sabem se vão retomar as atividades, estão aguardando o laudo do Instituto de Criminalística. Cristiane assegura que a licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros estava em dia.

Voltar ao topo