Descaso duplo

Idosa aguarda atendimento médico por mais de cinco horas

A mercê da própria sorte. Foi assim que a Tribuna encontrou, na sexta-feira (17), a aposentada Nair Soares, de 85 anos, e familiares dela no Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) do Boa Vista. Ela foi levada para a unidade após sofrer acidente no supermercado Condor do Santa Cândida.

Apesar da idade e da gravidade da lesão provocada pelo choque da porta do elevador nas costas de Nair, que a derrubou para frente ricocheteando o pescoço, o supermercado decidiu encaminhá-la de táxi, para o CMUM, com a supervisão do funcionário Carlos Vanderlei dos Santos, que não quis se pronunciar. O acidente aconteceu por volta das 16h30, segundo relato da professora Anete Outeiro Barbosa, parente da vítima.

Assim que deu entrada, foi rapidamente atendida, por causa da gravidade do quadro, e como o diagnóstico foi suspeita de fratura na cervical, a indicação era de encaminhamento ao hospital. Entretanto, a paciente só entrou na ambulância do Samu perto das 20h, por falta de veículo.

Segundo o sobrinho de Nair, o publicitário Maurício Tavares, durante todo esse período de espera duas ambulâncias estavam paradas no pátio da unidade de saúde. “Eles alegaram que faltava gente da equipe para transportar minha tia. Para agravar, descobri que o funcionamento da central do 192 é aqui no CMUM do Boa Vista”, denunciou.

Atendimento

A aposentada só chegou ao Hospital do Trabalhador às 21h. Isso porque no caminho, a ambulância precisou parar e socorrer uma pessoa com fratura exposta na tíbia, segundo o que contou Tavares. Até as 22h não havia confirmação sobre a fratura, mas Nair estava sendo atendida. Nesse mesmo horário, também chegou ao hospital uma assistente social do Condor, incumbida de tentar transferir a paciente para um hospital particular.

Neste sábado (18), a família da idosa informou que ela não sofreu nenhuma fratura, conforme indicado em exame de radiografia. Nadir ficou em observação no Hospital do Trabalhador, mas foi liberada ainda na noite desta sexta-feira. A equipe médica receitou remédios para as dores musculares, provenientes da pancada, e repouso.

Elevador em manutenção

A reportagem da Tribuna tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde e com o telefone de plantão da assessoria da prefeitura, mas ninguém atendeu. Neste sábado, a prefeitura informou que os problemas de espera de atendimento e na disponibilidade do Samu serão averigados após o Carnaval. A família da idosa deve protocolar reclamação pelo telefone 156.

Segundo o sobrinho de Nair, o acidente ocorreu com o elevador que estava em manutenção. Ele gravou no celular a explicação do funcionário para a família. “Ele disse que pela dificuldade da minha tia se locomover na esteira, foi sugerido o elevador que no abrir e fechar da porta a acertou”, relatou. “Como eles testam um elevador com defeito em um cliente?”, questionou.

A assessoria do Condor também foi procurada pela reportagem, mas não houve posicionamento na sexta-feira. Neste sábado, o supermercado informou que não comentaria o assunto.

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