Ibama/PR combate cativeiro e tráfico ilegais de pássaros

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama realizou no Paraná duas grandes apreensões de pássaros mantidos em cativeiro sem registro ou encontrados pela Polícia Rodoviária Federal em veículo de traficantes.

A apreensão de 290 pássaros de diversas espécies em Umuarama, noroeste do estado, foi o resultado da Operação Harpia, um trabalho conjunto de 33 agentes reunidos pelo Ibama, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Polícia Federal.

Durante 40 dias foram feitas investigações que consolidaram mandados de busca para a vistoria de cerca de dois mil pássaros em cativeiro ilegal. Depois de alimentados e inspecionados por uma equipe de veterinários, os passarinhos foram selecionados para serem enviados para locais que garantam a sua sobrevivência. O município de Cianorte recebeu 152 passarinhos, soltos numa área de mata nativa da empresa Companhia Melhoramentos, “um local de três mil hectares que reúne condições adequadas para a soltura”, conta Hélio Sydol, chefe da fiscalização do Ibama/PR.

Outros 104 passarinhos foram distribuídos entre criadouros conservacionistas em Umuarama, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A outra apreensão realizada pelo Ibama, no último dia 28, recolheu das mãos de três pessoas 500 passarinhos (497 canários e três tico-ticos). Os traficantes foram parados pela Polícia Rodoviária Federal na BR-116, município de Campina Grande do Sul. Encontrados em um Fiat Pálio, os animais seguiam para o interior de São Paulo e estavam em pequenas caixas de papel, sem qualquer ventilação, o que acabou provocando a morte de pelo menos 86 indivíduos. Os que sobreviveram foram levados por técnicos do Núcleo de Fauna do Ibama para o Centro de Triagem da PUC, em Tijucas do Sul.

As multas aplicadas pelos fiscais do Ibama nesta segunda apreensão alcançaram cerca de R$ 300 mil, caracterizadas como infração pelo transporte ilegal e maus tratos que provocaram a morte de espécies da fauna silvestre nativa.

Voltar ao topo