IAP multa Sanepar em R$ 300 mil por vazamento

A Sanepar será multada em R$ 300 mil pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por causa do vazamento de 3,5 mil litros de ácido clorídrico e clorito de sódio de sua Estação de Tratamento de Esgoto no Rio Cambuí, na comunidade de Botiatuva, em Campo Largo.

O acidente aconteceu em maio, e levou prejuízos para a região. A contaminação se arrastou por 4.700 metros de extensão do rio e causou a morte de 5 quilos de bagres e lambaris. O Cambuí é afluente do Rio Verde, mas o risco de contaminação de outros rios foi descartado pelo instituto. Segundo explicações do IAP o armazenamento e a operação inadequada do líquido foi a causa do vazamento. A empresa foi autuada e deve apresentar sua defesa.

“Houve um descuido durante o processo, o que acabou ocasionando o vazamento. Continuamos observando os trabalhos para recuperação do local”, disse o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

De acordo com o IAP, cabe agora à Sanepar realizar um monitoramento para verificar as condições das áreas afetadas com o acidente e construir uma unidade que não permita o vazamento e garanta a segurança da comunidade local.

Voltar ao topo