IAP estende prazo para retirada de saibro em Guaratuba

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estendeu o prazo para que a Prefeitura de Guaratuba faça a retirada do saibro colocado na semana passada sobre as poças de água na areia da praia.

A decisão de dar mais tempo à administração municipal e evitar a aplicação de multa foi tomada ontem, mediante a situação em que se encontra o local, ainda com água empoçada e lama.

A retirada do material pioraria as condições da praia, informou a assessoria de imprensa do IAP.

Apesar de não ter sido fixada uma data limite para a intervenção total, o IAP deve monitorar diariamente as condições da areia para estipular quando o saibro pode ser retirado, e fiscalizar a ação da Prefeitura, afirmou ainda a assessoria.

Isso indica que, pelo menos por enquanto, continuam as manchas vermelhas na praia central de Guaratuba, resultado do espalhamento do saibro colocado sobre as poças de água formadas entre o calçadão e a areia na última quinta-feira, devido às chuvas do dia anterior.

A subida da maré fez com que o material se espalhasse pela praia, formando barro no local e incomodando moradores e turistas. O motivo do procedimento, alega a Secretaria de Obras, seria absorver a água empoçada e evitar erosão.

Voltar ao topo