Hospital inaugura Casa de Progressão

O Hospital Psiquiátrico Colônia Adauto Botelho, em Pinhais, inaugura hoje a Casa de Progressão. Ela é uma moradia intermediária para residência terapêutica. O objetivo da nova casa, que fica fora do hospital, é a reabilitação psicossocial para os internos de longa permanência. Inicialmente a casa receberá doze moças com algum tipo de transtorno na área de saúde mental.

A diretora-geral do hospital, Elza Wons Zarski, explicou que as internas passarão a readquirir a autonomia de viver como pessoas normais. “Elas vão ter que reaprender a lidar com dinheiro, fazer compras no mercado, cuidar de seus pertences, etc”, exemplificou Elza. Ela afirmou que essa casa de passagem, batizada pela internas de Casa de Progressão, é um estágio intermediário do Programa Residência Terapêutica, estabelecido pela portaria 106, do Ministério da Saúde, objetivando a reintegração social de doentes mentais. “A próxima etapa é transferir os pacientes para uma casa normal. Sem deixar de lhes dar assistência”, contou, explicando que a Casa de Progressão resgatará todas as habilidades dos internos. “As palavras de ordem da casa são autonomia e responsabilidade”, completou, destacando que a casa é o primeiro passo para que os tratamentos do trabalho de saúde metal sejam desmistificados.

A tesoureira da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Maria Amélia Ferreira Tavares, disse que é favorável à prática. “Temos que juntar as técnicas já existentes com tratamentos inovadores”, ressaltou Maria.

Voltar ao topo