Hospital de Clínicas não aceita terceirização de serviços

O Conselho Universitário (Coun) rejeitou ontem a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para administrar o Hospital de Clínicas (HC). A decisão contou com 67 votos contrários a Ebserth, 10 favoráveis e uma abstenção.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a adesão total não é interessante porque fere a autonomia da universidade. “O assunto está gerando insegurança entre os servidores, por isso, trouxemos para o conselho”,, destacou o reitor. Por enquanto, 10 universidades federais acataram esse modo de gestão criado pelo governo federal para administrar os hospitais universitários.

Em abril de 2011, o Coun já havia elaborado manifesto contra a medida provisória que criava a Ebserh. Entretanto, no mesmo ano, a medida virou lei. Ontem, foi aprovada a divulgação de todas as reuniões de instâncias deliberativas da UFPR. Foi criada comissão, composta por 14 integrantes, para apresentar a proposta de como a decisão será operacionalizada.O objetivo é que toda a comunidade acadêmica possa acompanhar as reuniões dos conselhos em tempo real.

Voltar ao topo