Hospital Cajuru celebra 45 anos de sua fundação

O Hospital Universitário Cajuru da Pontifícia Universidade Católica do Paraná celebra hoje o seu 45.º aniversário de fundação. A festividade será comemorada com celebração de missa, às 16h, na capela do hospital.

A integração progressiva com a PUC facilitou o processo de transformação do hospital. “Em 27 de dezembro de 1977, quando a universidade adquiriu o Hospital Cajuru da Rede Ferroviária de Paraná, a situação era triste e deprimente. Quem vê o hospital hoje, com tecnologia e bom conceito na sociedade, não imagina o que era antes”, afirmou, ontem, o reitor Clemente Ivo Juliatto.

Segundo o professor, o hospital é modelo em trauma e querido pela sociedade, resultado de esforço de muita gente. “O Cajuru oferece contribuição não só para a medicina, mas também para a pesquisa de ponta. Tem missão de assistência à comunidade e formação universitária”, explicou. No último dia 29 de julho, a Sociedade Paranaense de Cultura, dos Irmãos Maristas, colocou à disposição da comunidade o Centro Médico associado a uma clínica de ortopedia.

Com a inauguração das novas unidades, trezentos pacientes podem ser atendidos com hora marcada, das 7h às 22h, por dezenove profissionais de cardiologia, neurologia, pediatria e cirurgias geral, plástica, torácica e vascular e outras modalidades médicas. “Ainda para este ano, será ampliado o centro cirúrgico. Uma das metas para 2004 será dobrar o número de UTIs, passando de 20 para 40 unidades, algumas especializadas para pediatria”, anunciou a diretora-geral e administrativa, professora Maria Júlia Trevizan.

Tradição

Fundado em 30 de agosto de 1958, o Cajuru é um dos mais tradicionais hospitais de pronto-socorro do Paraná. Ao longo de sua história, tem exercido papel preponderante na área de assistência hospitalar associada ao trauma, cirurgias gerais, formação e pesquisas médicas. Atualmente, possui algumas das melhores qualidades técnicas do Estado no que se refere a várias especialidades, como traumato-ortopedia, neurocirurgia e cirurgia geral ligada ao trauma.

Do ponto de vista de atendimento, várias reformas foram implantadas nos últimos anos, incluindo o pronto-atendimento, pronto-socorro, pronto-socorro odontológico e uma ala nova, destinada a pacientes particulares e convênios. Em média, por mês, são realizadas 850 cirurgias.

Voltar ao topo